Google+








.

A SENIR apresenta planos e políticas durante o XXI CONIRD


                     
Foi bastante movimentado o terceiro dia do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - Conird, que começou às 7h30 no SEST/SENAT em Petrolina-PE com uma série de 12 oficinas, continuou pela manhã com a conferência, A Senir – Secretaria Nacional de Irrigação e as políticas e planos para a agricultura irrigada, e no período da tarde apresentou um seminário sobre fruticultura: mercado interno e externo – cenários e tendências.

O diretor de políticas de irrigação da Secretaria Nacional de Irrigação, Donivaldo Pedro Martins começou a conferência falando da proposta de planejamento estratégico da Senir, que é baseada no conjunto de parcerias com entidades, a exemplo dos Ministérios da Agricultura e  do Planejamento e das Secretarias estaduais de agricultura. Com estes reforços, a Senir, que foi criada recentemente pelo Ministério da Integração Nacional, pretende colocar em prática a meta ambiciosa de dobrar a área irrigada no país em quatro anos e implantar 200 mil hectares  no Semiárido num prazo de oito a 10 anos.

“A Senir vai trabalhar também com um projeto de apoio a pesquisa, capacitação e linhas especiais de crédito via FNE (para o Nordeste), FCO (para o Centro Oeste) e FNO (para a região Norte). Vamos construir, com os planos diretores estaduais de agricultura irrigada, tomando como exemplo o Plano Diretor de Irrigação de Minas Gerais, um grande Plano Nacional de Agricultura Irrigada”, completou Donivaldo Martins que deu ainda uma boa notícia para a região ao anunciar o ré-lançamento do novo edital de Parceria Público Privada para o Projeto Pontal, disponibilizando mais 7.7 mil hectares para o Vale do São Francisco.

No Seminário sobre fruticultura, o engenheiro agrônomo e representante do Ceagesp (Ceasa de São Paulo), Gabriel Bitencourt chamou a atenção do público ao informar que o mercado interno de frutas no Brasil está vivendo uma grande mudança, principalmente em função das transformações sociais, valorização da saúde e da crescente preferência gastronômica por alimentos naturais. Afirmando que o mercado interno de frutas responde hoje por 27% do valor total do agronegócio brasileiro, o equivalente a mais de US$ 50 milhões anuais, Gabriel Bitencourt concluiu dando uma dica para os produtores regionais. “Penso que seria interessante formar melhor os gestores dos negócios com frutas do Vale. Além de se organizarem em cooperativas, os produtores precisam trabalhar adequadamente a comercialização e o marketing dos seus negócios”.

Irrigação comunitária, oportunidades com culturas energéticas e sustentabilidade da agricultura irrigada são alguns dos temas das 12 oficinas que prosseguem até a próxima quarta-feira (23), quando será realizado um grande seminário para apresentação das conclusões e propostas. Começando às 7h30 da manhã, as oficinas estão reunindo, algumas das maiores autoridades em agricultura irrigada do país, a exemplo do ex-ministro da Agricultura e membro do conselho da nova política nacional de agricultura irrigada, Alysson Paulinelli, que participa da oficina, O planejamento da agricultura irrigada e a sustentabilidade dos negócios. 
Os desafios socioeconômicos, de logística e ambientais a serem vencidos, e integra ainda a oficina, Arranjos Produtivos e Comerciais Agrosilvopastoris com a introdução de irrigação nas propriedades. O produtor de água e os pagamentos por serviços ambientais.

Promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - ABID em parceira com Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional, o XXI Conird prossegue até a próxima sexta-feira (25), realizando ainda dois Dias de Campo: um no projeto de irrigação Senador Nilo Coelho (quinta-feira com saída do Sest/Senat às 7h30) e na sexta-feira, também com saída às 7h30 do Sest/Senat, visita à vitivinicola Vini Brasil, no município de Lagoa Grande.


Fonte: CLAS - Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares