Google+








.

Mestrado em Agricultura Conservacionista

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) abriu o processo seletivo para a primeira turma de seu Mestrado em Agricultura Conservacionista. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível aqui, e entregá-lo até o dia 10 de dezembro na secretaria do Programa de Pós-Graduação (ou encaminhá-lo via Sedex), juntamente com o comprovante do pagamento de uma taxa de R$ 100,00.

Com 21 vagas, a seleção dos candidatos será em quatro etapas: avaliação do currículo Lattes, entrevista e provas de conhecimentos específicos e de inglês. Os testes escritos e as entrevistas serão nos dias 15 e 16 de janeiro de 2013, na sede do Iapar, em Londrina.

O Mestrado em Agricultura Conservacionista do Iapar oferece três linhas de pesquisa: “genética, melhoramento e biotecnologia vegetal”, “manejo conservacionista dos recursos naturais” e “produção e proteção vegetal”. A lista dos aprovados será divulgada no início de fevereiro e as aulas começarão em março.

Agricultura sustentável – Primeiro curso de pós-graduação da instituição, o mestrado do Iapar tem enfoque inteiramente voltado à produção ambientalmente sustentável, aproveitando a longa e respeitada experiência que a instituição vem acumulando nesse campo do conhecimento nos últimos 40 anos, como afirma o coordenador adjunto de pesquisas Augusto Guilherme de Araújo.

Ainda de acordo com Araújo, o objetivo é formar prioritariamente pesquisadores, diferentemente dos programas de pós-graduação das universidades, mais voltados à formação de professores para o ensino superior.

O dirigente considera ainda que o ingresso do Iapar na área acadêmica é consequência de um trabalho amadurecido no dia a dia da instituição. “Há anos acolhemos bolsistas de iniciação científica e pós-graduandos de mestrado e doutorado para desenvolver seus trabalhos experimentais nos laboratórios e campos da instituição”, disse. Ele acrescenta que, nos últimos quatro anos, 41 estudantes de mestrado e de doutorado de universidades paranaenses e paulistas receberam co-orientação de pesquisadores do Iapar.

“O Iapar é o segundo centro de pesquisas em agropecuária no Brasil a ampliar suas atividades em direção à área acadêmica, seguindo o exemplo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Estado de São Paulo, que iniciou sua pós-graduação há 13 anos”, disse.

Informações:
IAPAR – Secretaria de Pós-Graduação
Telefone: (43) 3376-2153
Email: pgiapar@iapar.br


Fonte:  http://www.iapar.br/modules/noticias/article.php?storyid=1415


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares