Google+








.

Avanços nas gestões pelas barragens e canais do sistema Taquarembó/Jaguari

A barragem do Jaguari, cujas obras estão paralisadas, será a primeira a ser retomada juntamente com os canais de irrigação. A informação foi dada hoje durante a reunião promovida pelo Sindicato Rural de São Gabriel e a Associação dos Usuários das Águas da Bacia do Santa Maria com a participação dos prefeitos de São Gabriel, Roque Montagner; de Lavras do Sul, Alfredo Borges e dos representantes do prefeito de Cacequi, secretário de Agricultura José Roberto Ramos Salomão; do Ministério da Integração Nacional; da Secretaria Estadual de Obras e da Comissão de Acompanhamento. O presidente da Associação dos Usuários, Ildo Costa, disse que a documentação das barragens foi encaminhada em outubro para Brasília e as obras deverão começar logo que seja liberada.

O prefeito Roque Montagner afirmou que o Município de São Gabriel é parceiro para a realização desse conjunto de obras, “pois a nossa região tem um potencial de desenvolvimento muito grande, mas falta investimento”. Acrescentou que São Gabriel tem o máximo interesse na conclusão das barragens e dos canais de irrigação, pois vai beneficiar bastante os produtores.

Durante o encontro, realizado no Sindicato Rural, foi apresentada a proposta de aumento da quilometragem dos canais, tendo em vista que Lavras do Sul terá várias áreas alagadas e nenhum canal previsto. Também foi debatida a diversificação de culturas que será proporcionada pela água, especialmente para o Assentamento Cristo Rei. Um outro assunto discutido na reunião é a realização de um estudo de solo para diversificação.

O produtor rural e membro da Associação dos Usuários, João Francisco Giuliani, destacou o fato de a sociedade estar se reunindo para tratar de uma grande obra do Governo Federal. “É uma necessidade antiga e sempre reclamada e agora teremos a possibilidade de usar a água para a vida, disciplinando-a e os usuários utilizando-a. É uma proposta louvável”, ressaltou, ao mesmo tempo em que disse estar satisfeito com a presença do prefeito Roque Montagner na reunião.



Fonte: Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS


Avanços nas gestões pelas barragens e canais do sistema Taquarembó/Jaguari - Foto: Roque Marinato

OUTRAS INFORMAÇÕES:




Fonte: AUSM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares