Google+








.

Investimentos para garantir segurança hídrica no Nordeste

O Ministério da Integração Nacional, em parceria com governos estaduais, investe em uma série de obras hídricas que, interligadas aos eixos do Projeto de Integração do Rio São Francisco, vai aumentar a oferta de água nas regiões mais secas do Nordeste. 

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, avalia que neste ano os investimentos em obras de infraestrutura hídrica serão expressivos. "Vamos gerar emprego para a economia e criar as condições para que o Nordeste brasileiro possa enfrentar qualquer outra estiagem com menos sofrimento e com menos prejuízo", disse.

Com mais de R$ 1 bilhão de investimento, o Eixão das Águas, maior obra de infraestrutura hídrica do Ceará, vai beneficiar mais de 4,2 milhões pessoas, que terão a garantia de água nos próximos 30 anos. No período de estiagem, o empreendimento, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), já garante o atendimento de mais de 50% da demanda hídrica da região metropolitana de Fortaleza.

A obra está dividida em cinco trechos formados por canais, túneis e aquedutos e possibilitará, ainda, o surgimento de polos de desenvolvimento hidroagrícola nas áreas irrigáveis do Vale do Jaguaribe e do Banabuiú, abrangendo os municípios de Jaguaribara, Morada Nova, Ibicuitinga, Russas, Ocara, Cascavel, Pacajus, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, e São Gonçalo do Amarante. O Eixão das Águas está previsto para ser concluído ainda neste semestre. Obras como as barragens do Missi e do Riacho da Serra, também no Ceará, foram concluídas para reforçar o abastecimento de água na região.

Ainda no Ceará, com recursos do Governo Federal, o Cinturão das Águas (CAC) vai captar água do reservatório de Jati do Projeto São Francisco e abastecerá a região do Cariri, conduzindo as águas aos rios Cariús e Jaguaribe até ao Açude Orós. A primeira etapa do Cinturão, com 160 km de extensão, está em processo de licitação e o investimento estimado é de R$ 1,6 bilhão.

Na Paraíba, as obras do Canal Adutor Vertente Litorânea estão em andamento e o sistema possui dois trechos. Com aproveitamento das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o empreendimento abrange 11 municípios situados na planície costeira do estado. As obras vão beneficiar mais de 200 mil pessoas e foram iniciadas em outubro de 2012, com previsão de conclusão para maio de 2015.



Investimentos em obras para garantir segurança hídrica no Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares