Google+








.

Ações da Codevasf para convivência com a seca são apresentadas em Fortaleza (CE)

As políticas públicas implementadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para mitigar os efeitos da seca e a construção de obras de infraestrutura hídrica foram os temas da palestra do secretário-executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Frederico Calazans, nessa sexta na sede da FIEC, em Fortaleza (CE). O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério Integração Nacional, Francisco Teixeira, marcou presença no evento.

Coordenado pelo Instituto Frutal, pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e pela Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços, e Agropecuária do Ceará (FACIC), o evento abordou as ações para segurança hídrica, a aceleração para conclusão das obras do Projeto de Integração de bacias do São Francisco, que está a cargo do Ministério da Integração, do qual a Codevasf é vinculada – e o projeto cinturão das águas do Ceará. O objetivo é construir uma agenda para o Nordeste a partir da construção da infraestrutura hídrica e sua gestão.

O presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Olinda, afirma que a participação da Codevasf neste debate é indispensável pela responsabilidade e pelo conhecimento que a Companhia tem na região Nordeste. “É muito importante conhecer as estratégias de implementação da Companhia no que concerne ao sistema de planejamento e a gestão de recursos hídricos”, explica.

Em sua exposição, Frederico Calazans apresentou os segmentos de atuação da empresa, os desafios na implementação das ações de convivência com a seca, a inclusão produtiva no escopo do Plano Brasil Sem Miséria e as perspectivas de novos projetos estruturantes de infraestrutura hídrica como soluções definitivas para o problema da seca que atinge milhões de nordestinos. Ele destacou ainda o compromisso da Codevasf e a participação da social como eixos do desenvolvimento territorial e o fortalecimento da agricultura familiar, por meio do incentivo a produção de alimentos e incremento na renda.

Entre os principais programas de segurança hídrica da Companhia, o secretário-executivo falou sobre o programa Água para Todos e o de Revitalização de Bacias Hidrográficas – que contempla ações nas áreas de resíduos sólidos, esgotamento sanitário, abastecimento de água e controle de processos erosivos. Em relação à agricultura irrigada, o destaque foi para o programa Mais Irrigação, com investimentos que buscam criar alternativas para regiões com baixa oferta de água, por meio da ampliação das áreas dos perímetros públicos irrigados, atraindo investimentos agrícolas e agroindustriais privados e, consequentemente, gerando emprego e renda.


Fonte: CODEVASF




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares