Google+








.

Agricultores familiares do semiárido maranhense recebem kits de irrigação

O aumento da renda, a ampliação da produção e a melhoria da qualidade de vida são os resultados esperados por 300 famílias de agricultores maranhenses beneficiadas com kits de irrigação que irão impulsionar suas culturas de frutas e hortaliças. “A Codevasf e o Ministério da Integração Nacional são parceiros do governo do Maranhão, e a entrega desses kits é a materialização de um trabalho importante cujo objetivo é dotar as comunidades beneficiadas de instrumentos que permitam a superação da situação de extrema pobreza”, destacou o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Batista Martins, que, juntamente com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão, Cláudio Azevedo, entregou os kits aos prefeitos de 15 municípios em cerimônia em São Luis (MA).

Cada kit tem capacidade para irrigar até 500 metros quadrados, atendendo ao produtor diretamente em sua residência e utilizando pouca água. Em alguns casos, é dispensada, inclusive, a necessidade de bombeamento. A ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, e utiliza recursos do programa Água para Todos – Segunda Água, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).

O secretário Cláudio Azevedo informou durante a entrega dos equipamentos que cada município receberá 20 kits que irão possibilitar aos agricultores aumento de suas áreas de plantio. A produção serve ao consumo próprio e também ao comércio, por meio de mecanismos federais de compras públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Esse trabalho em conjunto com a Codevasf, que se instalou no Maranhão no ano passado e que já tem previstos R$ 520 milhões para investimento no estado, é muito importante para o fortalecimento do setor produtivo maranhense”, ressaltou Azevedo.

 
Aumento da área cultivada

Os agricultores que participaram da entrega dos equipamentos ficaram atentos ao depoimento do produtor de Lago da Pedra, José Ribamar Machado da Silva, que falou da transformação na sua área de plantio e da experiência com o uso do sistema de irrigação na produção de hortaliças, banana, abóbora e milho. “Antes eu tinha cinco canteiros; depois que instalei a irrigação, eu aumentei para 30 canteiros, além de diversificar minha produção com o cultivo de outras culturas”, declarou ele. “Hoje trabalho eu, minha esposa, meu genro e ainda pago mais duas pessoas para me ajudar”, disse.

Francisca Helena dos Santos Oliveira, uma das contempladas com um dos 300 kits de irrigação por gotejamento, já faz planos para aumentar a renda e disse que atualmente planta determinadas culturas para consumo próprio e outras para abastecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Eu molho minha horta de 10 metros quadrados com balde, e agora com esse kit eu vou aumentar meu plantio e plantar não só para meu consumo, mas também para continuar vendendo para o programa e ganhar um dinheiro a mais”, disse Francisca Oliveira.

Além dos 300 kits de irrigação já entregues, a parceria entre a Codevasf e a Sagrima está possibilitando a aquisição de mais 337 kits de irrigação para pequenos e médios produtores, para áreas de dois hectares.


Treinamento

Os municípios atendidos são Cantanhede, Colinas, Matões do Norte e Vargem Grande (pertencentes à bacia do Rio Itapecuru); Lago da Pedra, Marajá do Sena, Santa Inês, São Raimundo Doca Bezerra, Vitória do Mearim e Vitorino Freire (na bacia do Rio Mearim); e Água Doce, Anapurus, Brejo, Milagres e São Bernardo (na bacia do Parnaíba).

A Codevasf promoverá treinamento para familiarizar os produtores com o sistema. Serão fornecidas adicionalmente informações que possibilitem a identificação dos materiais e equipamentos, de modo a auxiliar os beneficiados na montagem e na compreensão do funcionamento do conjunto. Com isso, a Companhia busca aumentar as perspectivas de uso real do kit de irrigação como alternativa para a melhoria da renda das famílias de pequenos agricultores.

A tecnologia dos kits de irrigação é de baixo custo e voltada para pequenas áreas de produção; nas culturas de ciclo curto, esta tecnologia traz rápido retorno ao produtor. A distribuição de kits de irrigação familiar tem como objetivo viabilizar renda extra aos pequenos agricultores e melhorar a qualidade dos alimentos fornecidos à mesa dos consumidores.


Agricultores familiares do semiárido maranhense recebem kits de irrigação. Foto: CODEVASF

Fonte:  CODEVASF
Ouça a notícia da Rádio Codevasf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares