Google+








.

Kits de irrigação vão beneficiar 300 famílias de agricultores no Maranhão

Trezentas famílias de agricultores maranhenses receberão, nesta quinta-feira (22), kits de irrigação para impulsionar suas culturas de frutas e hortaliças. Cada kit tem capacidade para irrigar uma área de até 500 metros quadrados, atendendo diretamente ao produtor em sua residência e utilizando pouca água. Em alguns casos, é dispensada, inclusive, a necessidade de bombeamento. Os kits serão entregues no formato de Sistemas Simplificados de Irrigação - Modelo Agrovila, contendo aproximadamente 20 kits cada.

A entrega será realizada pela 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima), às 16 h, no Complexo Administrativo do Governo do Estado do Maranhão (Palácio Henrique de La Roque), no bairro Calhau, na capital maranhense.

O governo do estado do Maranhão e as prefeituras municipais são parceiros da Codevasf na execução desta ação, que integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, e utiliza recursos do programa Água para Todos – Segunda Água, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI). Os agricultores beneficiados vivem e produzem em quinze municípios, sendo cinco de cada uma das bacias hidrográficas da área de atuação da Codevasf no Maranhão (que inclui os rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim).

De acordo com o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins, um dos critérios de seleção dos municípios foi existência da possibilidade de parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), mediante adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Ao todo, serão 300 famílias beneficiadas, o que resulta numa média de 1.500 pessoas atendidas”, afirma o superintendente.

Os municípios atendidos são Cantanhede, Colinas, Matões do Norte e Vargem Grande (pertencentes à bacia do Rio Itapecuru); Lago da Pedra, Marajá do Sena, Santa Inês, São Raimundo Doca Bezerra, Vitória do Mearim e Vitorino Freire (na bacia do Rio Mearim); e Água Doce, Anapurus, Brejo, Milagres e São Bernardo (na bacia do Parnaíba).

A Codevasf promoverá um treinamento para familiarizar os produtores com o sistema. Serão adicionalmente fornecidas informações que possibilitem a identificação dos materiais e equipamentos, de modo a auxiliar os beneficiados na montagem e na compreensão do funcionamento do conjunto. Com isso, a Companhia busca aumentar as perspectivas de uso real do kit de irrigação como alternativa para a melhoria da renda das famílias de pequenos agricultores. A tecnologia dos kits de irrigação é de baixo custo e voltada para pequenas áreas de produção; nas culturas de ciclo curto, esta tecnologia traz rápido retorno ao produtor. A distribuição de kits de irrigação familiar tem como objetivo viabilizar renda extra aos pequenos agricultores e melhorar a qualidade dos alimentos fornecidos à mesa dos consumidores.

 
Plano Brasil sem Miséria

O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica a existência de 16,2 milhões de brasileiros nesta situação. O Plano busca identificar famílias extremamente pobres que ainda não são amparadas por equipamentos e serviços sociais e incluí-las de forma integrada em diversos programas.

A promoção de acesso a água para consumo e para produção é outra ação do Plano Brasil Sem Miséria, executada no âmbito do programa Água para Todos, que é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). A meta do MI é atender 750 mil famílias rurais com cisternas de consumo até 2014. Além disso, existem ações para ampliar o acesso de 600 mil famílias a água para produção e criação de animais por meio de barreiros, de sistemas simplificados, de sistemas de irrigação para pequenas propriedades e com a implantação e a recuperação de poços artesianos.

Dentre outras ações realizadas desde 2012, a Codevasf, uma das entidades executoras do Água para Todos, instalou mais de 60 mil cisternas para abastecimento de água nos terreiros das casas de famílias do semiárido brasileiro que se encontram abaixo da linha de pobreza. Somente no Maranhão, até a primeira quinzena de agosto deste ano, foram instaladas 3.978 cisternas, o que representa mais de 90% da meta inicialmente prevista para o estado.

Fonte: Codevasf
 
 
Kits de irrigação vão beneficiar 300 famílias de agricultores no Maranhão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares