Google+








.

Pulmões verdes do Pontal garantem primeira safra de alimento animal no semiárido pernambucano

O perímetro Pontal, na zona rural de Petrolina, sertão pernambucano, vive uma semana histórica. Foi iniciada a colheita no primeiro “pulmão verde”, área destinada à produção de forragem para a criação animal dos beneficiários do Pontal Sequeiro – uma iniciativa do governo federal, por meio da Codevasf, que visa beneficiar produtores das áreas não irrigadas da região do Pontal.

Os pulmões verdes são áreas irrigadas destinadas à produção de forragem animal. Ao todo, o Pontal conta com seis pulmões verdes, dos quais quatro estão em funcionamento e dois estão em fase de implantação. Cada produtor beneficiado conta com uma área de até um hectare. A expectativa da Codevasf é que, com os seis pulmões em funcionamento, cerca de 90 famílias sejam beneficiadas pela ação.

Os animais de Josiclei de Souza, dono da primeira área a ser colhida, começaram nesta quarta-feira a ser alimentados com a forragem produzida no pulmão verde. Sinal de novos tempos na vida de Josiclei e sua família. “Eu moro aqui há 37 anos, desde que nasci. Desde aquela época, meu pai já sustentava a nossa família com criação animal. Mas a gente dependia da chuva. Agora temos a oportunidade de garantir a comida dos animais com irrigação. São três anos de estiagem, mas agora, com essa área irrigada, temos esperança de que as coisas melhorem. De fome nossos bichos não morrem mais”, comemorou.

Para garantir que a produção realizada nos pulmões verdes seja realizada da melhor forma possível, a Codevasf oferece assistência técnica para cada beneficiário do Pontal Sequeiro. Leonardo Wilker, engenheiro agrônomo contratado pela Companhia para orientar os produtores do Pontal, afirma que os primeiros resultados são satisfatórios. Segundo ele, em uma área de 0,06 hectare, foram produzidos mil quilos de silo em sacos de 100 quilos em média, além de 500 quilos colocados no terreiro de secagem para ser transformado em feno. O total esperado em média é de 25 toneladas por hectare.


 



Fonte: CODEVASF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares