Google+








.

Celebrando os 104 anos do DNOCS

Celebrando os 104 anos do DNOCS - Servidores de PE produzem banner como parte das comemorações do aniversário do DNOCS
Servidores de PE produzem banner como parte das comemorações do aniversário do DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, completou na última segunda-feira (21), 104 anos de atividades no semiárido nordestino, sempre buscando uma melhor adequação dos nordestinos com as intempéries provocadas pelas estiagens.

Criado em 1909, sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS, passou em 1919 a denominar-se de Inspetoria de Obras Contas as Secas – IFOCS, recebendo o nome atual em 1945, no governo de Getúlio Dornelles Vargas. Sua área de atuação, hoje, abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais, podendo a mesma, ser ampliada com o Projeto de Reestruturação do Órgão, no momento em tramitação no Ministério do Planejamento, traz no seu teor possibilidade de instalação de Unidades em outros estados, além do Nordeste.

O DNOCS foi o primeiro órgão federal a estudar a problemática do semiárido, marcando nesse período de 104 anos, presença em todo o solo nordestino. Seu acervo de obras envolve a construção de rodovias, ferrovias, campos de pouso, aeroportos, portos, implantação de redes de energia elétrica, ações de abastecimento, açudagem, irrigação, piscicultura, implantação de adutoras, entre outros.

Nos dias atuais, suas ações compreendem a captação, desenvolvimento e gerenciamento de recursos hídricos, conforme o que estabelece Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que trata dessa gestão, através da construção de barragens, perfuração e instalação de poços, implantação de projeto de irrigação, centro de pesquisas, estações de piscicultura, sistemas de abastecimento de água e outras ações pontuais.

Uma nova dimensão está sendo destinada a este órgão, que participa com destaque do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Programa Água Para Todos, instituídos pelo governo de federal. Do açude Cedro ao Castanhão, dos pequenos postos agrícolas aos grandes projetos de irrigação, a mão do DNOCS vem impulsionando o desenvolvimento na Região Semiárida Nordestina, fazendo com que
o homem tenha condições de permanecer no seu habitat, evitando assim o êxodo rural.

Ressalte-se na sua caminhada de 104 anos, que o DNOCS foi ainda responsável pela publicação de livros técnicos, revistas, atlas, ensaios fotográficos, publicação de folhetos, entre outros, como por exemplo, o livro do Centenário, revista Conviver, atlas dos Perímetros e o restauro da Flora Brasiliensis, constituindo-se numa autentica Universidade, em prol da engenharia e da agronomia.


Fonte: DNOCS


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares