Google+








.

SemiáridoShow 2013

  SemiáridoShow 2013


Desde 2006 vem sendo realizado em Petrolina-PE o maior evento voltado para a agricultura familiar do Nordeste brasileiro. Inicialmente com o nome de Agrishow Semiárido, nas duas primeiras edições, e a partir de 2009 com o nome definitivo de SemiáridoShow, a feira tem se tornado referência, especialmente para a agricultura dependente de chuva e representa uma oportunidade de levar aos agricultores da região as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, outras instituições de Pesquisa & Desenvolvimento e Organizações não Governamentais, oferecendo alternativas e estratégias de convivência com o Semiárido, a fim de que os agricultores possam manejar os recursos naturais locais de forma mais eficiente, mesmo em época de seca prolongada.

O evento busca divulgar e ampliar o acesso às informações, tecnologias, produtos e serviços que visam promover a inclusão da Agricultura Familiar no processo de desenvolvimento da região Semiárida brasileira, contribuindo para o fortalecimento da proposta de convivência com o Semiárido, para geração de emprego e renda, e para a redução da miséria na região, onde há uma grande concentração de famílias que vivem em situação de extrema pobreza, especialmente no meio rural. Na sua organização, desde 2011 foi estabelecida uma parceria entre a Embrapa e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Organização não Governamental que tem prestado relevantes serviços aos agricultores familiares nos últimos 20 anos, e, tendo em vista o grande sucesso que obteve, a parceria se consolidou, sendo mantida para uma nova realização em 2013.

A realização do SemiáridoShow tem foco nas potencialidades da região Semiárida, observando o enorme acervo de inovações técnicas e sócio-organizativas, objetivando oferecer produtos e ideias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos para efetivação do desenvolvimento regional, fortalecendo a Agricultura Familiar do Semiárido e contribuindo para a redução da pobreza na região.

O evento será locado em uma área de 20 hectares, sendo 08 hectares destinados ao segmento estático, com montagem de estandes para exposição e divulgação das instituições que participam da feira, além de abrigar um espaço para a realização de minicursos, palestras e uma feira de Economia Solidária. Nos 12 hectares restantes da área, serão implantadas Unidades Demonstrativas das tecnologias produzidas nas Unidades da Embrapa e em outras instituições de Pesquisa & Desenvolvimento, e realizadas apresentações e demonstrações de campo destas tecnologias, produtos e serviços, voltados para a convivência com o Semiárido.

A edição de 2013 do SemiáridoShow será realizada no período de 29 de outubro a 01 de novembro de 2013, em Petrolina (PE), na área da Embrapa Produtos e Mercado, localizada no Km 148 da BR-428, e pretende reunir um público da ordem de 25.000 (vinte e cinco mil) participantes, principalmente Agricultores(as) Familiares. Cerca de aproximadamente 100 tecnologias, de pelo menos 15 centros da Embrapa deverão ser apresentadas. Além das caravanas que nas edições anteriores vinham de municípios circunvizinhos, essa edição contará também com caravanas partindo dos 14 territórios que compõem o Plano Brasil sem Miséria.

Fonte: SEMIÁRIDOSHOW 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares