Google+








.

Codevasf amplia área de atuação do programa Água para Todos com formação de novos comitês gestores municipais

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) articulou nesta quinta-feira (23) a formação do comitê gestor municipal do programa Água para Todos no município de Olho d'Água das Flores, situado no estado de Alagoas. O evento reuniu cerca de 400 pessoas no ginásio de esportes local. Antes da formação do comitê, técnicos e gestores da Codevasf apresentaram aos presentes a tecnologia de armazenamento de água das cisternas de abastecimento humano que serão levadas ao município pelo Água para Todos e os critérios observados no trabalho de distribuição desses reservatórios. Cada cisterna pode acumular 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de aproximadamente seis meses. 
“Este processo é fundamental para alicerçar o Água para Todos. Em reuniões como esta a comunidade conhece o programa, esclarece dúvidas e auxilia na escolha dos membros do comitê gestor municipal. O comitê desempenha um papel imprescindível de assessoramento à Codevasf”, afirma o coordenador-regional do Água para Todos pela Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta. A empresa articulou recentemente a formação de comitês em Jaramataia, Jacaré dos Homens, Batalha e Piranhas. Desde o início da execução do programa, a Companhia implantou em Alagoas mais de 11 mil cisternas, que beneficiam aproximadamente 55 mil pessoas.
“A população daqui é muito sofrida. Às vezes não se tem água adequada para escovar os dentes, para beber. Muitas crianças usam água imprópria, então as cisternas são um benefício muito grande”, diz a coordenadora do comitê gestor municipal, Maria Auxiliadora Neves Ferreira. “O município sofre muito com a seca. Essas cisternas vão melhorar a vida das pessoas, inclusive em termos de saúde”, acrescenta Paula Fernandes, secretária de agricultura e meio ambiente de Olho d'Água das Flores e membro do comitê.
Na indicação de potenciais beneficiários do Água para Todos, os comitês gestores municipais devem observar determinadas diretrizes: os beneficiários devem ser famílias que residam em áreas rurais, vivam em situação de extrema pobreza ou pobreza – o que significa possuir renda per capita mensal de até R$ 140 –, tenham carência de acesso a água e possuam inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária, assim como escolas e postos de saúde, também são beneficiados.
De acordo com o coordenador-geral do Água para Todos na Codevasf, Elton Silva Cruz, a formação de comitês gestores é uma das importantes características do programa. “A população do município é envolvida no processo durante esta fase. É neste momento que ocorre o início da interação entre as comunidades e o Água para Todos. Essa relação dá legitimidade e transparência ao trabalho”, afirma Cruz.
As cisternas implantadas pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos. O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares