Google+








.

Excesso de calor prejudica lavouras de goiaba em São Paulo

Em algumas fazendas, o prejuízo chega a 35% da safra. Irrigação é alternativa para enfrentar o calor e a estiagem.

Foto da internet

Em São Paulo, o calor está prejudicando muito as lavouras. A produção de goiaba é uma das mais afetadas.
A casca queimada e machucada é reflexo do sol forte e da falta de chuva. A fazenda de Osmar Pinotti fica em Matão, região central do estado de São Paulo. Ele tem 10 mil pés de goiaba. A expectativa era produzir 100 quilos da fruta por pé, mas ele calcula uma quebra de 35% na safra e se não chover logo, o prejuízo deve aumentar.
Na região, 35 fazendas produzem goiaba. O preço pago pela indústria vem caindo e a falta de chuva prejudica também o combate às pragas.
A safra só está garantida para o produtor que apostou em tecnologia. O céu pode continuar com poucas nuvens, pode faltar chuva que isso não vai atrapalhar a produção na fazenda de José Jodenir Pinotti. A goiaba está graúda e sem manchas.
O segredo está na irrigação, cada pé recebe 40 litros de água por dia. Para enfrentar o calor e a estiagem, duas caixas de água com 20 mil litros cada uma abastecem a plantação. O sistema irriga 14 mil pés durante 9 horas por dia.
O investimento aumentou a produtividade, cada pé produz cerca de 400 quilos em sete meses de safra. “A polpa está graúda e bonita, se não tivesse irrigação, não estaria assim”, garante o agricultor.


Fonte: G1.com (http://twixar.me/XG3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares