Google+








.

Pequenos agricultores aprendem novas técnicas para produção de alimentos


Desde novembro, os técnicos desenvolvem no município um trabalho de orientação dos agricultores familiares sobre como melhorar a produção e combater pragas e doenças.


Cerca de 40 produtores de frutas e hortaliças de Limoeiro de Anadia participaram no último dia 17, de um treinamento sobre manejo de solo, controle de pragas e doenças, manejo de irrigação, colheita e pós-colheita. A aula prática, realizada na propriedade do secretário municipal de Agricultura, Marcelo Rodrigues, no povoado Boca da Mata, foi coordenada pelos engenheiros agrônomos e consultores do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), Thelmo Morais e Marcondes Nicácio.
Desde novembro, os técnicos desenvolvem no município um trabalho de orientação dos agricultores familiares sobre como melhorar a produção e combater pragas e doenças. Participaram da aula de campo pequenos produtores incluídos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Conab) e do Programa de Produção Agroecológica Sustentável (Projeto Pais), do governo federal.
O dia de campo foi marcado por diversas atividades, a exemplo do preparo de fungicidas e repelentes de insetos à base de produtos naturais para a aplicação na lavoura. Os agricultores aprenderam a produzir a calda bordalesa, uma mistura de sulfato de cobre, cal virgem e água, bastante eficaz no combate às doenças fúngicas, que contribui para o equilíbrio nutricional das plantas, deixando-as mais resistentes às pragas.
Eles aprenderam também a produzir outras misturas à base de pimenta, alho, sabão em pedra, coentro, e até a folha da planta Nim, um excelente repelente contra moscas e insetos, como ácaros e pulgões, que atacam as folhas e frutos.
Segundo o secretário-adjunto de Agricultura de Limoeiro, José Ferreira Souza, o dia foi bastante produtivo, pois os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de manejo naturais que permitem o controle alternativo de pragas nas lavouras, reduzindo significativamente o uso de produtos químicos.
“O uso de fungicidas e repelentes naturais possibilita ao pequeno produtor a redução em até 80% o uso de agrotóxicos, o que gera o barateamento da produção e a oferta de alimentos mais saudáveis ao consumidor”, disse o secretário-adjunto. 
José Ferreira explica inda que a escolha da propriedade do secretário Marcelo Rodrigues para a aula de campo se deve ao fato de a mesma ser referência no uso de fungicidas naturais nas plantações de goiaba, maracujá, laranja e plantas ornamentais. Noventa por cento da produção é feita com o uso de produtos naturais.
Nos próximos seis meses, os consultores do Sebrae devem permanecer no município prestando assessoria aos agricultores e repassando informações tecnológicas para corrigir falhas de manejo, de forma a minimizar os prejuízos no campo e aumentar a produção.
Segundo o engenheiro agrônomo Thelmo Morais, um dos maiores problemas enfrentados é o manejo incorreto no campo, que vai desde o uso inadequado de agrotóxicos, o preparo do solo, a escolha do tipo de alimento a ser plantado até a forma de colheita. A ideia é que os agricultores reduzam ao máximo as perdas no campo.
“Nossa missão aqui em Limoeiro de Anadia é fazer com que esses pequenos produtores tenham acesso a informações para que passem a produzir alimentos com qualidade e quantidade satisfatórias”, afirmou o consultor do Sebrae/AL.
Estiveram também presentes no evento o prefeito Marlan Ferreira; a primeira-dama Eloisa Ferro; o vice-prefeito João Bispo; o gerente do Banco do Brasil em Limoeiro, Francinaldo Lacerda; o zootécnico da Emater, José Everaldo Barbosa, além de toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura.


Fonte: Tribuna Hoje (http://twixar.me/qm3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares