Google+








.

Secretaria Nacional de Irrigação contribui para o 'Censo Agropecuário 2015'

O objetivo é levantar informações que subsidiem a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil.

O planejamento da próxima edição do 'Censo Agropecuário 2015', realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi discutido com especialistas de vários órgãos públicos durante o Fórum de Discussão sobre o Questionário do Censo Agropecuário, ocorrido no Rio de Janeiro, no final do ano passado.
O objetivo do encontro foi compartilhar com os usuários de estatísticas agropecuárias a proposta do conteúdo temático do questionário. Também foram apresentadas contribuições para aprimorar e validar o texto, consolidando a construção de um conjunto de informações relevantes e detalhadas sobre o setor.
O questionário a ser definido para o próximo levantamento segue as recomendações internacionais da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), que visam a garantir um nível desejável de comparação das estatísticas do setor entre os países. O texto prevê ainda a troca de informação e experiência com institutos estatísticos estrangeiros.
Segundo o coordenador-geral de Desenvolvimento dos Instrumentos de Política de Irrigação, Cristiano Zinato, algumas informações que serão levantadas são referentes ao uso da irrigação nos estabelecimentos agropecuários. "Durante as discussões foi dada ênfase sobre a investigação de valores econômicos da produção agrícola. As contribuições sobre o questionário do Censo 2015 deverão ser enviadas ao IBGE até o final de janeiro para análise", relata Cristiano, que representou o Ministério da Integração Nacional no Fórum.
Os técnicos da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) estão propondo sugestões de melhoria ao Censo Agropecuário com relação à irrigação. Para isso, eles têm coletado contribuições junto aos representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Agência Nacional de Águas (ANA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pesquisadores de instituições de ensino superior ligadas às ciências agrárias, a fim de integrar uma proposta conjunta dos órgãos.
Na avaliação de Miguel Ivan, secretário nacional de Irrigação, o objetivo final é levantar informações que subsidiem a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil. "As propostas procuram identificar, por meio do censo, o uso de técnicas de manejo da irrigação, as culturas irrigadas e os respectivos sistemas de irrigação empregados, de forma a montar um cenário do uso dos recursos hídricos na agricultura e a investigação de valores econômicos", acrescenta.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares