Google+








.

RS: Produtores de Dom Pedrito investem em irrigação

Com o objetivo de garantir a estabilidade na produção durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem, produtores resolveram investir na implantação de sistemas de irrigação. A falta de chuvas no final de 2013 poderia ter dificultado o desenvolvimento das culturas de verão. No entanto, produtores de Dom Pedrito que já haviam instalado os sistemas de irrigação não tiveram problemas. A garantia de água nas propriedades é fundamental para a agricultura e, consequentemente, para a pecuária, já que permite oferta de pastagens.
Na propriedade Santo Antônio, na localidade de Wauthier, o sistema escolhido foi de irrigação com utilização de malha fixa pressurizada. O equipamento foi instalado em dezembro de 2013, em área de um hectare. A pastagem irrigada serve para alimentação de aproximadamente cem ovinos. Segundo o produtor Sérgio Murillo Freire Barbieri a decisão de implantar o sistema foi visando ao melhoramento nutricional dos animais. Além disso, existem outras vantagens como a redução do tempo de terminação dos cordeiros, aumento do número de animais terminados e a garantia de forragem.
Barbieri explica que se trata de um projeto piloto, mas que, apesar do pouco uso, já mostrou melhorias. O projeto para aquisição do sistema de irrigação foi elaborado pela Emater/RS-Ascar. “O pequeno produtor sem a ajuda da Emater, não conseguiria, pois é muita burocracia”, afirma.
Em outra propriedade, na localidade de Taimbé, a irrigação foi utilizada na plantação de milho, que tem como objetivo a transformação em silagem para alimentar bovinos. É a primeira vez que a propriedade cultiva milho e o produtor já observou diferença entre a área irrigada e a que não recebeu irrigação. Entre os benefícios está a redução de gastos com ração, já que agora a produção é feita na propriedade.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Dom Pedrito, Leopoldo Pires Porto Neto, nos últimos anos, as grandes propriedades têm investido em irrigação com uso de pivô central. Em Dom Pedrito, já são mais de dez instalados. A partir do Programa Mais Água, Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), pequenos sistemas de irrigação começaram a ser instalados. Porto Neto explica que a escolha do sistema considera o tamanho da propriedade, a mão de obra disponível, a disponibilidade de recurso financeiro e a atividade econômica a ser beneficiada. No entanto, recomenda para os pequenos produtores, o sistema de malha fixa por aspersão. “Este sistema serve para produção de grãos e pastagens”.
Quanto aos custos, o engenheiro agrônomo afirma que são variáveis, mas que o valor médio, por hectare, é de R$ 8 mil. Os produtores interessados em acessar os programas de irrigação, com recursos especiais, ou implantação com recursos próprios, devem procurar os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, que dispõem de técnicos habilitados para a elaboração dos projetos.


Fonte: CenárioMT.com (http://twixar.me/x3K)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares