Google+








.

Unidades de produção agroecológica beneficiam agricultores familiares do semiárido mineiro

As unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) são alternativa de inclusão social, trabalho e renda para agricultores familiares.

No norte de Minas Gerais, mais 45 famílias terão acesso a essa tecnologia social de cultivo orgânico, baseada no uso sustentável de recursos naturais e socioeconômicos, por meio de um investimento de R$ 113,6 mil da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
“Muitas famílias sonham em ter uma horta, mas a condição financeira não permite. O projeto PAIS vem para fortalecer as famílias. Melhora a qualidade de vida, melhora a renda das pessoas. Ele permite que elas produzam tanto para o consumirem em casa quanto para comercializarem produtos”, comemora o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Nilton César de Oliveira.
Os agricultores familiares vinculados à entidade se preparam para implantar unidades de PAIS nos municípios de Porteirinha e Serranópolis de Minas a partir do recebimento, no final do ano passado, de 45 kits. Além destes, a Companhia entregou, em 2013, kits a outras 33 famílias do município de Janaúba. Cada kit possui materiais como cerca em tela, sistema de irrigação para 500 metros quadrados, sementes, carrinho de mão e bomba pulverizadora costal.
Ao permitir o acesso a instrumentos e técnicas de cultivo de alimentos mais saudáveis para consumo próprio ou comercialização, o PAIS promove inclusão social e melhoria na alimentação das famílias beneficiadas. Entre as vantagens da metodologia estão: dispensa do uso de agrotóxicos, redução na dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoio ao correto manejo dos recursos naturais, incentivo à diversificação da produção, e diminuição do desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.
As unidades agroecológicas concentram diversas espécies de plantas em uma pequena área. A horta, com sistema de irrigação por gotejamento, possibilita uma produção variada de alimentos de forma ecológica, sustentável e integrada, pois também é possível criar aves dentro da unidade.
“Esse é mais um programa social que tem ajudado o pequeno produtor rural. O sistema de produção ainda serve como multiplicador da agroecologia, sendo uma forma de conscientizar o público-alvo de que é possível produzir em pequenas áreas e de forma sustentável”, destaca o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues.
Inicialmente, a tecnologia social PAIS foi concebida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com foco em agricultores de baixa renda, assentados em projetos de reforma agrária, produtores de áreas remanescentes de quilombos e participantes de programas sociais do governo federal. Apesar de ser voltada para a agricultura familiar, a tecnologia pode ser usada por todo produtor rural que queira melhorar a qualidade da própria produção.
A partir de 2009, a Codevasf, em parceria com o Sebrae e prefeituras municipais, implantou com sucesso o sistema PAIS em Sergipe, beneficiando famílias dos municípios de Canindé de São Francisco, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo e Porto da Folha.
Em Minas Gerais, os parceiros da Codevasf nesta ação são a Secretaria de Agronegócio de Janaúba e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, que garantirão capacitação e assistência técnica aos agricultores familiares e acompanharão todo o processo produtivo e comercial.
Após a entrega dos materiais e equipamentos, a Codevasf realiza visitas aos locais onde serão instaladas as unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável para acompanhar a montagem, que é de responsabilidade dos parceiros e das famílias atendidas. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Nilton César de Oliveira, a montagem das unidades em Porteirinha e Serranópolis de Minas deve começar em fevereiro deste ano. Em Janaúba, a instalação já está em execução.

Produção orgânica

Além das unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), a Codevasf apoia a produção orgânica com outras ações. Em Sergipe, ex-alunos do Projeto Amanhã – que capacita jovens em áreas rurais na área de atuação da Companhia – fundaram, em 2007, a Associação de Produtores Orgânicos de Ponta de Areia (APOP), que produz e fornece anualmente cerca de 40 mil mudas para reflorestamento na região do Baixo São Francisco. A Companhia, por meio da 4ª Superintendência Regional, com sede em Aracaju, segue apoiando a associação por meio de cursos e orientação de projetos.
“É bom para gente, para o meio ambiente, para a nossa comunidade. Trabalha com respeito, com reflorestamento, educação ambiental. A gente acompanha essas mudas, com supervisão de um engenheiro florestal. É uma alternativa para o jovem trabalhar no seu próprio município”, afirma o presidente da APOP, Lealdo Bispo dos Santos.
Na área de atuação da 3ª Superintendência Regional, com sede em Petrolina, cerca de 30 agricultores produzem frutas e hortaliças orgânicas em aproximadamente 50 hectares. A Codevasf tem oferecido assistência técnica para esses produtores orgânicos. Além disso, a Codevasf atua com apoio à certificação, bem como apoio em feiras para comercialização e divulgação.


Fonte: Portal do Agronegócio (http://twixar.me/KW3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares