Google+








.

Pequenos produtores investem na produção de pimenta tabasco no CE

Dona de um sabor peculiar, tabasco é pequena e bastante apreciada. Prefeitura de Sobral compras as mudas e distribui para famílias cadastradas.

Foto da internet

Pequenos produtores rurais de Sobral, no Ceará, estão investindo no cultivo da pimenta tabasco. A colheita começou e está rendendo bons lucros.
Dona de um sabor peculiar, a pimenta tabasco é pequena e muito apreciada na culinária. O produto vem conquistando paladares e lavouras do norte do Ceará. No município de Sobral, a produção é feita em pequenas propriedades, que contam com o apoio da prefeitura. Cada família tem 2 mil pés.
O agricultor João Melo entrou no negócio este ano e está comemorando. “Eu espero que seja um grande sucesso e nós temos a intenção de expandir bastante o negócio”, diz.
O período ideal para colheita é quando a pimenta fica vermelhinha, momento em que é preciso ter bastante atenção para tirar cada pimentinha do pé.
A produção do município é toda irrigada. Como Sobral fica em uma região do Ceará que costuma sofrer com a estiagem, os produtores receberam ajuda prefeitura para construir cacimbas e poços. A irrigação é feita por gotejamento.
O Ceará é o maior produtor de pimentas do Nordeste, mas no caso da tabasco, a produção é modesta. De olho no crescente mercado, o município vem apostando na produção.
O projeto de cultivo da pimenta tabasco existe há 13 anos. A prefeitura compras as mudas e distribui para as famílias cadastradas. Ribamar da Silva é um dos fornecedores da prefeitura. Ele produz as mudas e cuida delas até que fiquem no ponto certo para o plantio. O agricultor conta que melhorou de vida depois que começou a participar do projeto. “Minha renda do ano passado, em torno de 60% veio do projeto”, conta, animado.


Fonte: G1.com (http://twixar.me/m31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares