Google+








.

Cultura do coco das Várzeas de Sousa será destaque na Europa

Uma equipe da TV Alemã ARD está na Paraíba e foi às Várzeas de Sousa para documentar a cultura do coco. O objetivo é produzir um filme de 45 minutos para mostrar as belezas naturais, costumes e culturas do Nordeste brasileiro aos alemães, aproveitando o fato da seleção alemã jogar durante a Copa do Mundo nas capitais Fortaleza, Recife e Salvador.
O Sertão da Paraíba foi escolhido justamente por atravessar uma seca que perdura por três anos. Nesse contexto, as Várzeas de Sousa se destacam pela cultura de coco que segue produzindo em grande escala com qualidade comprovada. Em cinco hectares agricultores familiares divididos em 178 lotes produzem além de coco, banana, hortaliças e macaxeira.
Ao chegar em Sousa a equipe da ARD seguiu para o perímetro irrigado onde se dá a produção de coco. O Gerente Executivo de Irrigação da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Demilson Lemos, explicou o Projeto à equipe e apresentou trabalhadores.
O agricultor Francisco Patrício, escolhido pela ARD para ser o personagem do documentário, falou sobre seu dia a dia na roça com a família. “Eu não troco a vida aqui por nada, sou feliz em trabalhar na produção de coco, tenho tudo que preciso e agora ainda vou ficar conhecido na Europa, tudo graças a muito trabalho. Já cheguei longe e o coco vai me trazer muito mais”, disse.
A equipe da ARD, composta por Maria Adélia Mendonça, Juan Pablo Mondini, Leonardo Cardoso e Michael Stocks, passou o dia conhecendo o modelo de vida dos agricultores nas Várzeas de Sousa. Segundo Maria Adélia é diferente de tudo o que ela imaginava: “O exemplo da viabilidade de um projeto de inclusão está estampada no rosto de cada agricultor. Para mim seu Francisco representa todos eles, estou contente, valeu muito a pena ter vindo aqui”, reconheceu a produtora.
A equipe aproveitou para gravar o por sol no açude de São Gonçalo e depois seguiu para a cidade de Teixeira, onde vai gravar uma família típica da caatinga. A ARD continua na Paraíba até a noite desta segunda-feira (14), para gravar as Pedras de Ingá e as belezas de Picãozinho, em João Pessoa.


Fonte: Pb agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares