Google+








.

Distrito Federal terá plano diretor para irrigação

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de um processo permanente de negociação entre as organizações públicas e as privadas dos irrigantes.

A agricultura irrigada do Distrito Federal também terá um Plano Diretor. O termo de referência para o contrato de elaboração está sendo finalizado. O objetivo é dotar o Distrito Federal e o Ministério da Integração de informações estratégicas capazes de subsidiar a formulação de políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável do setor.
"O cinturão Verde do Distrito Federal, que já é uma referência em produção agrícola, terá um importante instrumento de gestão estratégica na agricultura irrigada. Com isso, iremos potencializar a produção na região, com o indispensável requisito da sustentabilidade," afirma Miguel Ivan, secretário nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional.
Quando instalado, o plano irá potencializar a sistematização das informações sobre irrigação. "O plano irá mostrar a realidade da irrigação e apontará seus entraves, novas potencialidades e quais as iniciativas que poderão ser concebidas em prol da busca eficiente de resultados que farão da irrigação um instrumento tecnológico cada vez mais útil", esclarece o coordenador-geral de desenvolvimento de instrumentos de Política de Irrigação da Senir, Almir Vieira.
Ainda segundo ele, serão identificados meios que assegurem o melhor uso dos recursos naturais, sobretudo da água. "As discussões que permearam a elaboração deste plano de referência é o primeiro fruto do esforço multi-institucional e esta junção de esforços fará que com o Distrito Federal acerte ainda mais quanto ao planejamento de oportunidades ligadas à produção de alimentos", conclui.
De acordo com o chefe da assessoria técnica da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), um dos objetivos específicos do plano é exatamente a estimativa da atual área irrigada, bem como a avaliação do potencial para expansão da atividade, e assim, permitir um aumento na produção de alimentos.
O plano permitirá ainda a avaliação da expansão pretendida, inclusive hierarquizar as áreas a serem irrigadas, fazendo recomendações que permitirão esse aumento em harmonia com a preservação do meio ambiente. 
O Plano Diretor de Agricultura Irrigada do Distrito Federal está sendo tratado no âmbito de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), e o governo do Distrito Federal.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares