Google+








.

Tecnologias para irrigação e agricultura de precisão em destaque na Agrishow

Sensores de baixo custo para irrigação permitem economia de mais de 50% no consumo de água.

Sensores de baixo custo para irrigação, que permitem economia de mais de 50% no consumo de água, veículos aéreos não tripulados (VANTs), softwares para gestão e monitoramento de culturas, além de sistema para saneamento básico rural são os destaques da Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) na 21ª edição da Agrishow. No período de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), os visitantes poderão conhecer essas tecnologias no estande da Embrapa, onde pesquisadores e técnicos estarão à disposição para demonstrações.
Os sensores de baixo custo para irrigação podem ser utilizados por agricultores, pessoas que cultivam plantas em vasos e em jardins, pesquisadores, profissionais de extensão agrícola e público acadêmico. Se destacam pela estabilidade, baixo custo, facilidade de fabricação e manutenção reduzida. São simples e possibilitam o manejo de irrigação de forma direta, sem necessidade de conhecimento técnico avançado.
Na Agrishow os sensores apresentados serão para irrigação doméstica. A proposta das tecnologias é a irrigação de plantas no momento certo, evitando a falta ou desperdícios de água. Todos os sensores foram licenciados para empresas que estão trabalhando nos produtos para que estejam à disposição do mercado consumidor.

Tensiômetro de Diedro

O Tensiômetro de Diedro foi desenvolvido para o manejo de irrigação e pode ser utilizado em hortas, plantas ornamentais e mudas. É um sensor simples e de fácil leitura, que mede a umidade de solos e substratos, indicando quando existe a necessidade de regar a planta, que varia de acordo com o tipo do solo, época do ano e outros fatores de clima

Sensor de Núcleo

O Sensor de Núcleo pode ser utilizado em diferentes instrumentos de manejo e controle de irrigação. O modelo apresentado na feira é uma solução para irrigação de baixíssimo custo em conjunto com um irrigador comercial de uso doméstico, para liberar automaticamente o gotejamento de vasos em residências, sem deixar a planta sofrer por falta de água.
Os sensores serão demonstrados em mini-hortas e em vasos desenvolvidos pela iniciativa privada para uso doméstico (em casas ou apartamentos) e fins didático-pedagógicos.

Atmogotejador

A tecnologia permite o controle automático, pontual e preciso da irrigação com auxílio de sensores pneumáticos. É um sistema simples, acessível e é voltado para usuários que têm dificuldade de acesso às soluções tecnológicas de automação já existentes no mercado.
O sistema - também adequado para fertirrigação - permite a economia de mais de 50% no consumo de água, uma vez que a irrigação é controlada e acionada no momento que a planta necessitar.

VANTs

Serão apresentados na Agrishow dois modelos comerciais equipados com câmeras e transmissores, ferramentas utilizadas na captação de imagens de propriedades agrícolas. As imagens são usadas para facilitar o levantamento topográfico, obtenção de mapas detalhados da lavoura, identificar os pontos dos terrenos que estão sujeitos à erosão, localizar pragas na lavoura, detectar diversas deficiências, dentre outras.
Os dados captados são analisados por softwares desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação para processamento das imagens. Esses softwares estão disponíveis para download gratuito por meio do site: http://labimagem.cnpdia.embrapa.br.
Os programas também foram licenciados para uma empresa, que adicionou novas funcionalidades aos sistemas, que serão demonstradas para os visitantes.

Safira

É um software dedicado a fibras e raízes e é para análise por imagem. É bastante útil no estudo do desenvolvimento de culturas e materiais à base de fibras. Pode ser usado por grupos de pesquisa durante o desenvolvimento da cultura, assim como por agricultores que desejam monitorar o sistema radicular da sua planta.

AFSoft

Software para análise foliar que permite analisar imagens digitais de folhas capturadas com a utilização de câmeras fotográficas digitais, scanners ou câmeras de vídeo. Possibilita a análise e quantificação automática de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos em culturas, a partir da imagem digital da folha. Pode ser utilizado por principiantes e especialistas em plantas.

Siscob

É um software utilizado para avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, classificando as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos, visando o monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou até em necessidades específicas.

FieldAgro

O FieldAgro é um software de coleta de dados georreferenciados e mapeamento da propriedade e cultura envolvida. Voltado para agricultura de precisão, pode ser utilizado junto a aeronaves quando o objetivo é obter imagens aéreas ou em máquinas agrícolas e veículos para captura de imagens em solo. Entre as aplicações estão a demarcação da propriedade, coleta de amostras georreferenciadas, aquisição de imagens, inspeção e controle de operações.

Saneamento Básico Rural

A Embrapa Instrumentação apresentará a Fossa Séptica Biodigestora, destinada ao tratamento do esgoto do vaso sanitário; o Clorador Embrapa, para tratamento da água de poços e minas, e o Jardim Filtrante, voltado para a água cinza de pias, tanques e chuveiros.


Fonte: Portal Dia de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares