Google+








.

Sistema de irrigação por pivô central atrai comitiva da Indonésia

Indonésios visitaram Uberaba para conhecer tecnologia aplicada à irrigação desenvolvida em lavouras da região. A comitiva, encabeçada pelo diretor-geral de Agricultura da Indonésia, posto com status de ministro, Sumardjo Gatot Irianto, esteve na manhã de sexta-feira na sede da empresa Valmont para conhecer as instalações, equipamentos produzidos pela indústria e o sistema de irrigação que servirá de exemplo para ser adotado no país asiático. Logo depois, a comitiva seguiu para as cidades de Patrocínio, Patos de Minas e Paracatu, onde conheceu na prática a irrigação em lavouras de café e cana-de-açúcar.
Antes da visita ao Brasil, a comitiva esteve também nos Estados Unidos, para conhecer o sistema usado pelos americanos no cultivo da soja e milho, e na Espanha, nas lavouras de hortifrútis. Já no Brasil, especificamente em Uberaba, segundo o diretor-presidente da Valmont, João Rebequi, o objetivo é conhecer a tecnologia de irrigação por uso de pivô central. “Atualmente, na Indonésia, praticamente toda produção de alimentos é feita através de irrigação por inundação na plantação de arroz. Por isso estão passando por várias empresas no mundo para conhecer as tecnologias de irrigação em diversas culturas”, explica.
Além de conhecer todo o sistema na fábrica, como são montados os equipamentos, a comitiva também foi conhecer na prática em lavouras de café nas cidades de Patrocínio e Patos de Minas e, também, nas de cana-de-açúcar, em Paracatu. A ideia do Ministério da Agricultura da Indonésia é levar essa tecnologia ao país, que, apesar de ser menor que o Brasil territorialmente, tem número de habitantes maior.
“Hoje existe uma questão fundamental na produção de alimentos. A irrigação é a única alternativa que consegue produzir mais e em menos tempo, e um dos objetivos desta visita é saber como distribuir mais alimentos com o mesmo volume territorial, utilizando o sistema de pivô central. Esta técnica permite não só garantia do recurso hídrico necessário, mas também incremento, dando a possibilidade de fazer uma segunda ou terceira safra no mesmo ano e com mais produtividade”, explica João. Ele ressalta que o Brasil foi o último país em que a comitiva passou, e agora retorna à Indonésia levando as novidades que conheceu pelos países que visitou.


Fonte: JM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares