Google+








.

Visitantes da Fenagri poderão conhecer produção agrícola e artesanal do Sistema Itaparica

Frutas in natura, artesanato feito com palha de bananeira e couro de tilápia curtido, pintura em tecido, ovos de codorna, mel, água de coco orgânico, farinha de mandioca, produtos semiprocessados a partir de inhame, cebola, cenoura, abóbora e macaxeira.
Toda a riqueza e a diversidade da produção dos perímetros irrigados do polo Juazeiro-Petrolina pertencentes ao Sistema Itaparica – geridos numa parceria entre a Chesf e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) –, estará exposta no pavilhão da agricultura familiar durante a 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), de 28 a 31 de maio no Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina (PE).
Associações e cooperativas de produtores dos perímetros Fulgêncio, Brígida, Apolônio Sales e Manga de Baixo ocuparão um estande dedicado ao Sistema Itaparica, apoiado pela Codevasf no evento.
Do Fulgêncio, por exemplo, a Cooperativa Agroindustrial do Perímetro Irrigado Fulgêncio (Peagrogêncio) e a Associação dos Produtores Agrícolas do Norte do projeto Caraíbas (APANPC) trarão exemplares dos principais produtos cultivados no perímetro - banana, goiaba e manga. O perímetro, situado em Santa Maria da Boa Vista (a 615 km de Recife), é o segundo maior produtor de banana pacovã de Pernambuco: são 2,6 mil hectares cultivados, onde são possíveis até 12 safras por ano.
Também serão expostos no estande alguns objetos feitos com a palha da bananeira e pinturas em tecido, peças de artesanato que fazem parte das ações de fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) desenvolvidas junto às comunidades pela Codevasf. Para representar este trabalho, foram convidadas as integrantes da Associação das Mulheres Artesãs Arte e União e da Associação Agrícola do Perímetro Fulgêncio.
Já a Cooperativa dos Produtores Rurais do Perímetro Brígida levará para a Fenagri mostras de produtos semiprocessados como inhame, cebola, cenoura e abóbora. A Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do São Francisco, que produz no mesmo perímetro, irá apresentar também durante a feira a macaxeira minimamente processada e a farinha.

Coco orgânico

Do perímetro Apolônio Sales, integrantes da Granja São Pedro deverão levar os ovos de codorna produzidos no local. A Amap (Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Petrolândia) exibirá o mel produzido na região.
Além disso, os visitantes da Fenagri poderão provar água do coco orgânico produzido no Apolônio Sales. No perímetro funciona uma fábrica para envazamento de água de coco mantida por uma empresa cearense que emprega cerca de 50 pessoas da região e exporta 97% da produção. Já a Associação Café com Arte também foi convidada, e deve marcar presença com o artesanato em couro de tilápia curtido.
Goiaba, cebola e variedades de sementes serão levadas para o estande pela Associação dos Produtores de Manga de Baixo, perímetro localizado no munícipio pernambucano de Belém do São Francisco e que se destaca pela produção de goiaba: a produção anual chega a mais de 80 toneladas por ano, numa área irrigável de quase 100 hectares. 

Sistema Itaparica

O Sistema Itaparica foi criado para o assentamento de aproximadamente 10,5 mil famílias que foram relocadas com a construção, na década de 80, da Usina Hidroelétrica de Luiz Gonzaga, também conhecida como Itaparica, localizada nas proximidades do município de Petrolândia (PE).
Por meio de um convênio com a Chesf, em 1990, o governo federal determinou que a Codevasf ficasse responsável pela administração, operação e manutenção dos perímetros irrigados de Itaparica.
No estado da Bahia estão localizados três perímetros integrantes do sistema: Pedra Branca, Rodelas e Glória. Os três reúnem hoje mais de 1,3 mil famílias de pequenos agricultores irrigantes.
Em Pernambuco fazem parte do sistema os perímetros de Fulgêncio, Brígida, Icó-mandantes, Barreiras, Manga de Baixo e Apolônio Sales. Mais de 3,6 mil famílias produzem nos projetos. Estão em fase de implantação os perímetros de Barreiras e Jusante.

Irrigação é destaque

O principal objetivo da Fenagri é apoiar e promover o desenvolvimento de setores que têm como base, direta e indiretamente, a irrigação - entre eles a fruticultura, a agricultura familiar, as agroindústrias de beneficiamento da produção, apicultura, caprinovinocultura, piscicultura, produção de leite e derivados, a vitivinicultura e o turismo.
A Fenagri é considerada o maior evento de agricultura irrigada da América Latina, e promove também a realização de negócios, transferência de tecnologias e a divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale do São Francisco. A Feira vai ocupar uma área de 12 mil metros quadrados com acesso livre ao público das 18h às 23h ao longo de quatro dias.
Investidores nacionais e internacionais terão a oportunidade de conhecer o potencial do Vale do São Francisco, que serão apresentados por meio da exposição de produtos e serviços, palestras, seminários e rodadas de negócios.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares