Google+








.

Especial Copa: Na Copa do Mundo, as cores da seleção reforçam os atrativos da abóbora “Brasileirinha”


Ela faz sempre sucesso nas feiras e exposições agropecuárias realizadas no Brasil, mas desde o seu lançamento, às vésperas da Copa do Mundo de 2006, o prestígio é reforçado em épocas de competição mundial de futebol. Foi assim na Copa de 2010 e em 2014, onde o evento esportivo recebeu o nome de "a Copa das Copas", por ser sediada no Brasil, cresceu o espaço que vem ocupando nos veículos da mídia nativa. Não por acaso, a fama da abóbora Brasileirinha vem de suas cores: metade verde, metade amarela, tons que predominam na bandeira nacional e na camisa da seleção brasileira.
O jeito brasileiro de ser da abóbora é explicada pelo pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador dos trabalhos de pesquisa da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) que resultaram no fruto bicolor. Segundo ele, no início dos anos 90, próximo ao Distrito Federal, em uma plantação de abóboras verdes, pesquisadores se depararam com uma planta que exibia frutos de duas cores. Foram coletadas sementes e com a continuidade dos trabalhos chegou-se à conclusão que se tratava de uma mutação genética, isto é, naquela planta a própria natureza havia interferido nas cores dos frutos.
"Naquela ocasião, se pensou em desenvolver uma abóbora ornamental, com as cores que representam o Brasil e, com essa perspectiva, iniciamos o cruzamento das plantas para desenvolver materiais com os tons de verde e amarelo mais vivos, melhorar o formato e a resistência a doenças", lembra o pesquisador. Os resultados superaram as expectativas, pois além do figurino desejado, a abóbora mostrou outras qualidades: a Brasileirinha é mais crocante e rica em nutrientes, a exemplo da luteína, pigmento com reconhecida ação nutracêutica e que atua na prevenção de problemas cardiovasculares, catarata e degeneração macular.

Características

A abóbora bicolor também mostra versatilidade em seu uso, podendo ser colhida para consumo como abobrinha verde, ou para fins ornamentais e também para conservas. A hortaliça é recomendada para cultivo em campo aberto em todas as tradicionais regiões produtoras do Brasil e, nesse sentido, a recomendação é se evitar épocas e/ou locais com ocorrência de geadas.
O tempo de plantio vai um pouco mais além do tempo de outras abóboras, que levam de 80 a 90 dias, enquanto a Brasileirinha leva de 95 a 100 dias. E com relação a problemas com doenças que afetam cucurbitáceas, a Brasileirinha apresenta grande resistência ao oídio, um tipo de fungo que ataca as plantações. 

Torcida

Mas em tempo de Copa do Mundo, e dessa vez em terras brasileiras, espera-se que dessa vez o Brasil leve a melhor com relação às outras seleções que estarão na disputa, ao contrário das duas últimas copas -2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul – nas quais o sucesso foi só da abóbora Brasileirinha.


Fonte: Embrapa
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1805440/na-copa-do-mundo-as-cores-da-selecao-reforcam-os-atrativos-da-abobora-brasileirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares