Google+








.

Agricultura orgânica garante espaço no Sertão pernambucano

Na região, agricultores estão aprendendo a conviver com a estiagem. Técnica de gotejamento tem garantido até alimento para os animais.

Na terra da fruticultura irrigada, a produção orgânica está cada vez mais ganhando espaço no Sertão pernambucano. Na área conhecida por Sequeiro, propriedades deixam agrotóxicos e agroquímicos de lado e optam pela cultivo orgânico.
No distrito de Rajada, Zona Rural de Petrolina, PE, uma propriedade cultiva capim orgânico com irrigação. No local, a pastagem é destinada para alimentação dos animais. Segundo o extensionista rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Paulo Nogueira, o capim garante a alimentação dos animais e ajuda o produtor a oferecer para o marcado carnes melhores e mais saudáveis. “A cultura do capim orgânico, sem o uso de agroquímicos e adubos químicos, vai gerar a carne orgânica que o mercado está pedindo”, afirma.
Há três anos, o agricultor proprietário da área, João Lindolfo de Macedo, utiliza alternativas propostas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido como forma de convivência com a estiagem. No local, é cultivada uma horta com verduras e hortaliças orgânicas, além da criação de galinhas, gado para produção de leite, caprinos e ovinos que participam de exposições de animais.
A solução de distribuição água na plantação é através da técnica conhecida como gotejamento. “Do poço artesiano, a água é jogada para uma caixa, de onde a gente bombeia para o gotejamento, que molha a planta com uma boa economia”, descreve.
Assim como Lindolfo, muitos agricultores estão conseguindo conviver com as adversidades da seca graças às tecnologias desenvolvidas com a irrigação. Por isso, segundo o extensionista do IPA, a agricultura orgânica é, cada vez mais, uma boa saída para quem antes enfrentava dificuldades com a estiagem prolongada.


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares