Google+








.

Produtores de tomate investem em tecnologia em GO e melhoram a renda

Novas tecnologias de produção foram adaptadas para a região do cerrado. Goiás é o principal produtor nacional de tomate, com 33% da safra.

Os produtores de tomate industrial de Goiás estão satisfeitos com o preço do produto e para aumentar ainda mais o lucro, eles investiram em novas tecnologias de produção, adaptadas para a região do cerrado.
Iron de Lima tem 500 hectares plantados com tomate industrial no município de Itaberaí. Há 10 anos, ele investe na cultura, tudo irrigado, o que garante uma boa produtividade.
Quando Iron começou a plantar tomate industrial, a produtividade na fazenda era de 40 toneladas por hectare. Este ano, ele deve atingir a marca de 140 toneladas por hectare. “A planta está com um número muito maior de flores, que estão se transformando em frutos em maior quantidade também", diz.
Goiás é o principal produtor de tomates do país, a colheita das variedades industriais acontece o ano todo.
Renato Sorgato também é produtor na região. Tudo o que sai da lavoura tem como destino à indústria. São 1,2 mil hectares cultivados com alta tecnologia. Usando equipamentos modernos, ele controla pragas e faz o manejo do solo com o uso de calcário e adubação nitrogenada.
Renato está satisfeito com a cultura e com o mercado este ano. A tonelada vendida para a indústria está saindo por até R$ 200 na região, enquanto no ano passado, nesta mesma época, valia R$ 180. “Este ano temos uma redução no plantio das grandes empresas produtoras de polpa, por problemas climáticos, e também a redução na produção da China e Estados Unidos. Houve um aumento do dólar lá fora e isso está refletindo no Brasil, com uma melhora nos preços”, explica Renato.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares