Google+








.

Estiagem compromete produção de coco no Ceará

Em Paraipaba, no litoral oeste, mais de 2 mil famílias dependem do cultivo em áreas irrigadas.

No Ceará, a estiagem dos últimos três anos já comprometeu uma das maiores produções de coco do Brasil.
O Ceará é o segundo maior produtor de coco do país, atrás somente da Bahia. Em Paraipaba, no litoral oeste, mais de 2 mil famílias dependem do cultivo em áreas irrigadas. Olhando assim parece que ainda tem fartura nas plantações.
Mas, de perto, é possível perceber os efeitos da falta d'água em todas as propriedades que dependem da irrigação. O fruto está assim: manchado, pequeno e inviável para o consumo.
"Esse coco aqui foi produzido no tempo que tinha irrigação. Esse aqui já é produzido sem a água", explica o agricultor José Adelio de Sousa.
"Desse jeito aqui não tem quem queira. A gente não tem vontade nem de entrar no sitio, a gente não tem vontade nem de ver", lamenta o agricultor Raimundo Xavier Aguiar.
O equipamento de irrigação perdeu a utilidade. A água vinha de um açude que está com menos de 3% da capacidade e 15 metros abaixo do nível registrado em 2010, antes da seca. 
"Talvez daqui uns dois ou três meses, se a gente voltar aqui vocês vão observar que não vai mais existir nem esses frutos que têm. Vai haver um colapso total e, com a continuação, a tendência dessas plantas é morrer.", afirma o secretário de agricultura de Paraipaba e engenheiro agrônomo João Tarquilho de Sousa.
"Eu nunca tinha visto isso aí de jeito nenhum. O que nós queremos é água. E é o que a gente está precisando", diz a agricultora Marilene de Sousa Soares.
O departamento nacional de obras contra a seca anunciou que vai começar a construir sete poços em caráter de emergência.


Fonte: G1 - Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares