Google+








.

MPPB investiga se água usada em irrigação no Agreste está contaminada

Propriedades passarão por uma análise da água solicitada pelo MPPB. Pesquisa mostra desvio da água do esgoto para irrigar as plantações.

Uma denúncia feita ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) relata que a água utilizada para irrigação de plantações de hortaliças do município de Lagoa Seca, no Agreste paraibano, pode estar contaminada pelo esgoto da cidade. De acordo com a promotoria de Meio Ambiente do MP-PB, as propriedades passarão por uma análise para verificar se existe a contaminação.
O agricultor Francisco de Assis explica que abandonou uma área de dois hectares onde produzia alface e coentro por causa da contaminação. “Essa água aqui não tem condições para mais nada, nem para plantar, é muito poluída. Não é lama, ela já vem assim de Lagoa Seca, porque o esgoto passa por aqui”, contou o agricultor em entrevista à TV Paraíba.
Uma pesquisa feita por estudantes de mestrado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) verificou que em algumas regiões, há um desvio da água do esgoto para o uso na irrigação. “Em vários pontos identificamos a interferência da população, colocando canalizações ou quebrando o emissário no intuito de que este esgoto possa servir de água para irrigação de determinados cultivos”, diz a engenheira civil e professora Patrícia Feitosa, que orientou o trabalho. As imagens anexadas na dissertação mostram os canos adaptados à tubulação por onde passa a rede de esgoto.
De acordo com Eulâmpio Duarte, promotor do meio ambiente, as propriedades afetadas pelo problema deverão passar por uma análise da água. A procuradoria, através de um laudo emitido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), verificou um alto índice de coliforme termotolerante em um dos reservatórios da região.
“Eles alegam que somente este [reservatório] que foi avaliado é o que oferece risco. Nós sabemos que os outros também podem oferecer risco e estamos solicitando isso e aguardando somente o endereço e o nome de cada proprietário para pedir à Sudema uma nova avaliação”, disse Eulâmpio.
A prefeitura do município já foi notificada e deve fazer um levantamento das áreas que podem estar contaminadas. “O Ministério Público deu um prazo de 30 dias para que possamos identificar todos os irrigantes e, quando fizermos isso, entregarmos ao MP-PB, ele vai providenciar a análise destas águas e em seguida tomar as providências cabíveis”, explicou Noaldo Andrade, diretor de meio ambiente de Lagoa Seca.


Fonte: G1 - Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares