Google+








.

Na PB, chuva não é suficiente para recuperar nível dos reservatórios

Período chuvoso do estado termina na primeira quinzena de agosto. Em muitas propriedades rurais, a irrigação já foi suspensa.

O período chuvoso está chegando ao fim na Paraíba e a quantidade de água não foi suficiente para recuperar os reservatórios. Em muitas propriedades rurais, a irrigação foi suspensa.
Uma grande área de terra seca envolve os arredores do açude Epitácio Pessoa, um dos maiores reservatórios de água do estado, onde ficar o sítio do agricultor Ozeias Nascimento. Desde julho, ele não pode irrigar as lavouras de pimentão, feijão e tomate e já perdeu tudo. A única cultura que resistiu foi o maracujá e mesmo assim, a produção caiu de 7 para 3 toneladas por semana.
Nas terras de José de Oliveira, as plantações também foram abandonadas, só ficaram os ramos secos. Ele se viu obrigado a mudar de profissão.
O açude Epitácio Pessoa ainda preserva 29,5% da capacidade. Imagens gravadas em maio de 2011 mostram a última vez em que o açude alcançou sua capacidade máxima. No sangradouro, muitos moradores e turistas aproveitaram a fartura das águas.
Passados três anos, as imagens agora mostram a diferença. São apenas pedras e o pouco de água que restou no sangradouro, hoje é imprópria para o consumo.
O período chuvoso na Paraíba se encerra na primeira quinzena de agosto e, segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas, João Vicente Machado, as chuvas no estado têm sido insuficientes para recarregar os reservatórios, que hoje têm nível médio de abastecimento de 30%, mesma condição registrada no Ceará. Em Pernambuco, a situação é um pouco pior: os reservatórios estão com 25% da capacidade.


Fonte: Globo Rural
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/08/na-pb-chuva-nao-e-suficiente-para-recuperar-nivel-dos-reservatorios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares