Google+








.

Acadêmico da Setrem desenvolve software para umidade de solo via Internet

Estudo tornou possível identificar a área com necessidade de irrigação bem como a quantidade necessária, possibilitando diminuição de custos e principalmente o consumo de água.

Desenvolver uma aplicação web para que agricultores e agrônomos possam monitorar os dados coletados por meio de sensores em uma área agrícola. Foi com este objetivo que o acadêmico do curso de Sistemas de Informação da SETREM, Tiago Pasieka, desenvolveu seu estudo na área experimental da Instituição para o estágio final.
O estudo propôs uma alternativa tecnológica para o manejo da irrigação em relação à água utilizada no processo, disponibilizando informações on-line sobre quando e quanto de água uma determinada cultura realmente necessita. Os orientadores Fauzi de Moraes Shubeita e Marcos Caraffa, juntamente com os professores Tiago Luis Cesa Seibel, Priscila Guarienti, e Vera Lúcia Lorenset Benedetti, compuseram a banca examinadora.
O estudo visou desenvolver um sistema web com uso da linguagem C# com a ferramenta Visual Studio para monitorar os dados coletados por meio de uma Rede de Sensores sem Fio (RSSF) em uma área agrícola, com foco no monitoramento da umidade do solo para atender uma demanda de lavouras irrigadas. Pasieka observa que há uma grande relação entre a água e a agricultura, sobretudo no que se refere à questão de irrigação, principalmente em grandes propriedades produtoras, onde o consumo de água para esta atividade é mais significativo.
Segundo ele, como o principal método de irrigação é por aspersão contínua, não se tem um levantamento de quanto é a real necessidade de água para o local irrigado, levando em consideração os estádios de desenvolvimento da cultura irrigada. “Nesse intuito, surge a proposta de desenvolver uma alternativa capaz de monitorar informações de umidade do solo que são coletadas por meio de uma Rede de Sensores sem Fio em um ambiente agrícola. Com esse monitoramento torna-se possível identificar a área com necessidade de irrigação bem como a quantidade necessária, reduzindo custos e principalmente o consumo de água”.
O acadêmico afirma que todos os objetivos do estudo foram atingidos. “Sendo o manejo de irrigação atualmente realizado com pouco auxílio de tecnologias, necessitando variados cálculos para determinar o momento e a quantidade de água para a irrigação, sem levar em consideração a real demanda que a cultura necessita. Alternativas tecnológicas são bem vindas para automatizar todo esse processo, tecnologias que se preocupem com a sustentabilidade, principalmente em relação à redução do uso de água”, conclui.


Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares