Google+








.

Codevasf promove consciência ambiental em perímetros irrigados de Alagoas



Uma ação de incentivo ao reflorestamento de áreas no entorno dos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova (AL), e do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), foi iniciada nesta semana pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A partir delas, serão plantadas mudas das espécies Pau Brasil e Ipê, nativas da região, com a participação de filhos de agricultores desses perímetros. O trabalho faz parte do Programa de Educação Ambiental nos perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas.
As crianças envolvidas na atividade são alunas da rede municipal de ensino de Igreja Nova e do povoado Carnaíbas, em Porto Real do Colégio. As mudas foram produzidas no Centro de Referência de Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco (Crad), implantado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com apoio da Codevasf.
Para a professora Rivanira Alexandre, essa atividade de educação ambiental com crianças cujas famílias produzem nos perímetros irrigados da Codevasf permitirá que elas cresçam com consciência ambiental. “Elas irão crescer com a consciência de que as árvores são bastante importantes para a sobrevivência do planeta. Hoje, como estamos vendo, os rios estão se acabando por conta do desmatamento”, destacou a educadora da turma do 4º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental Júlio Florêncio Filho.
A ação de educação ambiental contou com o apoio de técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), lotadas no posto avançado do instituto em Porto Real do Colégio, que já sentem os resultados desse trabalho com as comunidades em torno dos perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas. “Entendemos que esse trabalho está dando frutos. Pretendemos ter as crianças e adolescentes como um dos focos prioritários de atuação, para que mais a frente tenhamos uma geração com mais consciência ambiental”, apontou Meraldo Rocha, chefe da equipe.
Na opinião da analista em desenvolvimento regional Solange Marcelino, responsável pelas ações do Programa de Educação Ambiental nos perímetros de irrigação da Codevasf no estado, essa iniciativa projeta resultados muito importantes. “Trabalhamos com espécies nativas da região que são bastante simbólicas para a educação ambiental. As crianças são os melhores multiplicadores que existem para levar consciência ambiental aos pais, agricultores dos perímetros irrigados. Elas cobram dos pais, pedem que participem do plantio, orientam e fiscalizam”, disse.
Segundo ela, entre os próximos passos do Programa está a ampliação do número de escolas que receberão atividades como essa, com ações voltadas para as temáticas da água, do lixo e do agrotóxico. Também está previsto o início de mais uma etapa da campanha de prevenção da contaminação por uso de agrotóxicos com coleta de embalagens.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares