Google+








.

Codevasf garante assistência técnica para agricultura familiar no Baixo São Francisco

Mais de 1.200 produtores familiares dos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume voltaram a receber Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O serviço foi contratado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e visa a favorecer o desenvolvimento da agricultura irrigada nos perímetros do Baixo São Francisco sergipano. Os trabalhos foram iniciados em agosto.
O investimento na contratação de uma equipe formada por técnicos agrícolas e engenheiro agrônomo é de R$ 277 mil. O contrato tem validade de seis meses, mas pode ser prorrogado por igual período sucessivamente, limitado ao prazo máximo de cinco anos. A renovação do contrato pela Codevasf deve ocorrer somente após avaliação dos serviços prestados e dos preços praticados no mercado.
O serviço era aguardado com ansiedade pelos produtores locais. “Estávamos esperando por isso há mais de um ano. A assistência técnica nos traz informações importantes para o plantio, o combate às pragas e para facilitar o acesso a financiamento agrícola. Vai facilitar muito e, por isso, a gente espera ter um aumento da produção”, disse Crizelvan Cardoso, produtor do perímetro Propriá. 
Marcelo dos Santos, produtor do perímetro Cotinguiba/Pindoba, vislumbra um aumento de sua safra de arroz e milho. “A assistência técnica é de fundamental importância para o pequeno produtor. Sempre que temos uma equipe de apoio presente no campo, temos uma melhoria na produção – isso é um fato concreto. Por isso, esperamos que a Codevasf continue com esse trabalho e amplie cada vez mais a assistência”, declarou o produtor.
O gerente regional de Irrigação da Codevasf em Sergipe, Ricardo Martins, destaca que a assistência técnica é fundamental para a evolução da safra. “Esse serviço irá viabilizar a melhoria dos índices agronômicos em todas as etapas da produção agrícola, seja no plantio e adubação, seja na colheita e comercialização. É uma ação que vinha sendo aguardada com muita ansiedade pelos produtores”, declarou.
A assistência técnica prestada aos agricultores familiares do Baixo São Francisco sergipano até 2013 foi um dos fatores responsáveis pelos recordes de safra da rizicultura na região e pelo crescimento da produtividade média de arroz. No último ano, a produção de arroz chegou a 31.165 toneladas nos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, respondendo por mais de 80% do volume de alimentos produzidos nos três perímetros. 
O serviço de Ater também foi responsável por alavancar a produção de coco verde no perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba, que chegou a 2.338 toneladas em 2013. Espera-se que a retomada do serviço de assistência técnica também impulsione a piscicultura e outras culturas produzidas em menor escala nos perímetros do Baixo São Francisco, a exemplo do milho verde, banana, melancia, entre outros produtos.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares