Google+








.

Revitalização dos projetos sociais passa pela mudança do manejo da água

O programa Mais Irrigação, instituído pelo Ministério da Integração Nacional e no qual a maioria dos perímetros públicos do DNOCS estão inseridos, tem como sua característica principal, a revitalização dessas áreas produtivas – a maioria implantada há mais de 40 anos no Nordeste – dotando o produtor e sua família das condições necessárias para sua sustentabilidade.
O manejo racional da irrigação é uma das mais importantes mudanças. Essa ação pressupõe o uso criterioso do recurso hídrico disponível para se maximizar a produtividade das culturas, com o uso eficiente da água, da energia, dos fertilizantes e de outros insumos empregados na produção, considerando os aspectos sociais e ecológicos da região.
Uma mudança fundamental ocorre no manejo da irrigação, em decorrência das pressões econômicas sobre os agricultores, da crescente competição pelo uso da água e dos impactos ambientais da irrigação. Esse novo enfoque pode ser descrito como “otimização” e o argumento é que a mudança é fundamental, desejável e inevitável e é um avanço significativo nas práticas atuais, já que uma produção eficiente e rentável deve constituir o principal objetivo econômico da área agrícola.
Em vista disso, o que DNOCS está realizando nos seus projetos sociais – trabalho iniciado em 10 perímetros – terá impactos positivos em toda a cadeia produtiva dessas áreas. Experiências de mudanças no sistema de irrigação com sucesso já existem, como o perímetro Mandacaru, no vale do rio São Francisco, que com a mudança da irrigação por gravidade para pressurizada com gotejamento, permite uma economia de 53% do total da água utilizada, reduzindo também em 36% os custos com energia elétrica. Isso resulta em aumento dos índices de produtividade e incremento da competitividade dos beneficiários no mercado e de sua lucratividade.


Fonte: DNOCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares