Google+








.

Codevasf garante acesso a água para quase 1 milhão de pessoas em dois anos

Já são 161.566 famílias beneficiadas no semiárido nordestino e do norte mineiro com as cisternas de consumo humano do programa Água para Todos executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e outros milhares de sertanejos com acesso a água assegurado por meio da perfuração de 615 poços, 453 barreiros para dessedentação animal e 36 sistemas simplificados de abastecimento de água, entre outras ações.
Os números integram o balanço do programa que está sendo debatido pelos coordenadores nas oito superintendências regionais junto com o coordenador geral do programa na Codevasf, Elton Silva Cruz, em Natal (RN), durante o XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Quase um milhão de pessoas foram beneficiadas pelo programa apenas na fatia executada pela Codevasf, segundo Elton Cruz. “São números muito representativos e que mostram mais uma vez a importância do trabalho da Codevasf, como braço do Ministério da Integração Nacional, que viabilizou o atendimento a essas demandas e atenderá novas que virão”, afirmou.
Marcos Miranda, coordenador geral do programa Água para Todos no Ministério da Integração Nacional, ressaltou a oportunidade de estar no evento e poder se reunir com os coordenadores das superintendências que atuam no programa para trocar ideias e fazer avaliações. “Esse encontro está sendo muito positivo, além da oportunidade de participar das sessões temáticas”, disse. 

Maquete eletrônica

Uma das principias atrações no estande da Codevasf no XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que vai até sexta-feira (07), é a maquete eletrônica que mostra aos visitantes como funciona a captação de água por meio de cisterna. A maquete tem formato de animação 3D e a demonstração dura um minuto. O objetivo é mostrar como as cisternas de polietileno ajudam o sertanejo, que sofre com a seca, a captar a água da chuva e usar para o consumo básico e primário do dia a dia, como beber e cozinhar.
Para o engenheiro civil Tarcysio Ferreira, um dos palestrantes do simpósio pela prefeitura municipal de Teresina (PI), a maquete apresenta bem as vantagens do programa e ajuda a difundir a ideia. “Instiga as pessoas a procurar mais informações, como por exemplo a forma de tratamento da agua”.
O estudante Yuri Thomas, de 23 anos, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), falou que a maquete é autoexplicativa e achou muito interessante a parte da especificação técnica. “Poderia durar mais tempo essa apresentação”, disse. Marcos Silveira, professor da Universidade Federal do Mato Grosso, de 48 anos, achou a maquete bem didática. “Com ela a gente entende bem o procedimento”, afirmou.
Outra visitante do estande e participante do evento, Carol Chaves, do Ministério Público do Piauí, também achou a maquete didática e acrescentou que chama bastante atenção. “Explica bem a teoria e a importância da captação. Eu conhecia as cisternas mais antigas e agora achei bem interessante essas novas”, disse.

Abertura

O XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste foi aberto na noite do dia 4 de novembro, no hotel Piramide, em Natal (RN). Durante a solenidade, o coordenador do Água para Todos na Codevasf, Elton Cruz, representou o presidente da empresa, Elmo Vaz, e falou da importância das ações da Codevasf ao longo de seus 40 anos, e sobre os desafios para os próximos anos.
O coordenador ressaltou a importância do tema que está sendo discutido, que é “Água e desenvolvimento: água como vetor de desenvolvimento do Nordeste e o seu papel social”. “A nossa expectativa em relação ao simpósio é de que a gente consiga construir um campo de ideias no tocante ao tema central e que se formem grupos de discussões sobre o gerenciamento das águas no Projeto de Integração do São Francisco, do qual a Codevasf é operadora federal”, afirmou.
Além de Elton Cruz, compuseram a mesa a presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Jussara Cabral Cruz, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte, Luciano Cavalcante Xavier, o diretor da Agência Nacional de Águas Paulo Lopes, o coordenador do departamento de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil, Frederico Peixinho, e o diretor presidente do IGARN, Elis Alves Teixeira.

Programação

O simpósio conta com 24 sessões técnicas e 3 sessões painéis, nos quais estão sendo apresentados os resultados obtidos em diferentes áreas de pesquisa. O evento também tem seis mesas redondas para promover a discussão de temas relevantes para a região Nordeste.
Na abertura, o presidente da comissão organizadora do simpósio, Lucio Flavio Ferreira, ressaltou a importância de se atuar fortemente na sensibilização da sociedade e em ações que levem e agreguem conhecimento à sociedade. “É fundamental que sejam fomentadas políticas públicas integradas, leis convergentes, fortalecimento, valorização e renovação do quadro de órgãos gestores, ambientais e de nossas companhias de saneamento. Este é o melhor investimento que pode ser feito. Afinal, sem água não há vida”, disse.

Cisternas

Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
O abastecimento das cisternas implantadas pela Codevasf ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos –, a água é própria para saciar a sede e para uso no preparo de alimentos.
Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que as famílias guardem com segurança a água provida por caminhões-pipa.

Kits de irrigação

A Codevasf, por meio do programa Água para Todos, também está implantando kits familiares de irrigação. Os kits implantados pela Codevasf têm capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados e são destinados a pequenos assentamentos ou agrupamentos de produtores rurais para a produção de hortaliças ou frutas.

Sistemas simplificados de abastecimento

Outra vertente de ação do programa é a implantação dos sistemas simplificados de abastecimento que inclui perfuração de poços tubulares, instalação de unidade de bombeamento e de reservatórios de fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia, abrigo de quadro de comando ou grupo gerador, cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares.

Poços e barreiros

Por meio do programa Água para Todos, a Codevasf também perfura poços tubulares e instala e recupera barreiros no Sertão nordestino. Cada barreiro armazena entre 5 e 35 milhões de litros de água da chuva e atende, em média, a 20 famílias de produtores rurais. O tamanho exato do reservatório, que é destinado à dessedentação animal, varia de acordo com características de topografia e solo de cada localidade. Os reservatórios são projetados para ter um significativo excedente de água, já que grande parte do armazenamento é consumido naturalmente pelo processo de evaporação. No planejamento da instalação de um barreiro, a Codevasf busca beneficiar um número mínimo de cinco famílias em um raio de até dez quilômetros.


Fonte: Codevasf

Um comentário:

  1. ¡Hola
    Soy un agrónomo francés, en representación de los Grupos
    de agricultores. Estos agricultores me confían su maquinaria agrícola
    y accesorios para vender. Las marcas son diferentes
    Maquinaria Agrícola Tractores estos, podemos mencionar entre otros:
    John Deere, Massey Ferguson New Holland, etc ... Si usted está en el
    Tractores necesitan estas máquinas, por favor póngase en contacto conmigo para obtener más
    información. correo electrónico: daureaudupon@gmail.com

    ResponderExcluir

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares