Google+








.

Perímetros irrigados do Baixo São Francisco têm novas ações da Codevasf

O perímetro irrigado Propriá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), terá serviços de operação e manutenção executados por uma associação de produtores do próprio perímetro. A administração da infraestrutura de irrigação de uso comum foi transferida à Associação de Produtores do Perímetro Irrigado Propriá. A proposta é tornar mais ágil a execução de serviços de operação e manutenção.
Com a medida, o perímetro Propriá passa a ter um modelo de gestão semelhante ao praticado em outros projetos de irrigação sob a responsabilidade da Codevasf, incluindo os perímetros Cotinguiba/Pindoba e Betume, no Baixo São Francisco sergipano. A assinatura do contrato para delegação de competências autoriza a associação a arrecadar a tarifa de água utilizada na irrigação dos lotes e investir esses recursos em ações de operação e manutenção do perímetro irrigado em favor dos próprios irrigantes.
O contrato prevê a transferência da responsabilidade sobre a patrulha mecanizada, autorizando os irrigantes a definirem o cronograma e as prioridades na utilização das máquinas. A Codevasf, além de fiscalizar o contrato, irá ceder mão-de-obra para a operação das máquinas. A Codevasf também seguirá auxiliando os produtores, arcando com o custeio de combustível, energia elétrica e despesas de valores mais elevados, a exemplo de reabilitação de máquinas, como ocorre nos projetos Cotinguiba/Pindoba e Betume.
Além da arrecadação da tarifa de água - a tarifa K2 -, a Associação de Produtores do Perímetro Irrigado Propriá poderá acrescentar às suas receitas também os valores obtidos por serviços eventualmente prestados aos irrigantes e os repasses efetuados pela Codevasf por meio de convênios que venham a ser firmados para a execução de atividades que não estejam previstas no contrato de delegação de competências. O contrato tem validade inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

Novas máquinas

Além da transferência de gestão do perímetro Propriá, a Codevasf adquiriu novas máquinas para o apoio às ações de operação e manutenção dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco sergipano. Ao todo foram disponibilizadas três escavadeiras hidráulicas, três caminhões basculantes e uma retroescavadeira para ações nos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. 
O investimento da Codevasf para aquisição das máquinas, que vai proporcionar ampliação e renovação de sua patrulha mecanizada, será de R$ 1,839 milhão em recursos do programa federal Mais Irrigação, que é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional. As empresas, além de fornecerem os equipamentos à Codevasf, também ofertam capacitação para a correta operação das máquinas.
O superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair, afirmou que a empresa tem o compromisso de reabilitar e melhorar cada vez mais a infraestrutura dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco. “Essa é uma aquisição de grande importância para os produtores, tendo em vista o início do plantio da próxima safra da rizicultura”, declarou o superintendente.
Outras ações da Codevasf para a reabilitação dos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume estão em andamento. Já foram licitadas e devem ser iniciadas em breve a obra de reabilitação dos canais de irrigação do perímetro Betume e a reabilitação de 51 conjuntos de eletrobombas. Também já foi finalizado o processo licitatório para aquisição de lubrificantes que serão utilizados na operação das máquinas.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares