Google+








.

Agricultor cria sistema que capta até 400 mil litros de água da chuva

Produtor de São Miguel Arcanjo (SP) economiza água da irrigação. Segundo ONU, agricultura é responsável por 70% do consumo mundial.

O agricultor Roberto Furuia, de São Miguel Arcanjo (SP), implantou na propriedade um sistema que capta até 400 mil litros de água da chuva. O investimento rendeu economia, já que toda água usada para a irrigação agora vem do reservatório. “O principal insumo da agricultura é a água, de uma cultura praticamente 90% é água, então sem ela não produz. Por isso implantamos esse sistema”, explica.
A água da chuva escorre pelo telhado, passa pelas calhas, desce pelo cano até a caixa de água. Depois é levada a esta cisterna que concentra aproximadamente os 400 mil litros. Para molhar as plantas, a água é bombeada para outro reservatório.
Na propriedade são cultivados pimentões em uma área de 2 mil metros quadrados. Para que possam ter um bom desenvolvimento precisam ser irrigados periodicamente. E o desperdício é evitado até nesta hora, além de usar água da chuva, o sistema faz a irrigação por gotejo, quando a água cai diretamente na raiz da planta. “O sistema de irrigação é por gotejo, a gota espalha umidade por dentro da terra, expande”, afirma Roberto.
Além de diminuir gastos, o reaproveitamento da água traz benefícios ao meio ambiente. Isso porque, de acordo com a Organização das Nações Unidades (ONU), o setor da agricultura é o maior responsável pelo consumo mundial de água: 70%, sendo a maior quantidade gasta na irrigação. Enquanto as indústrias e empresas consomem 20% dos recursos hídricos, e o doméstico apenas 10%.

Outros exemplos

Sistemas de reaproveitamento de água não são implantados apenas em propriedades rurais. Indústrias da região também tentam economizar e contribuir com o meio ambiente. Em uma fábrica da cidade, por exemplo, um sistema foi implantado em um barracão de 11,5 mil metros quadrados.
A água passa pelas calhas de captação, depois pela tubulação até chegar aos reservatórios. Do total, 20 mil litros de água são destinados a limpeza e lavagem dos veículos da empresa. Outros 35 mil litros para a o uso em banheiros e 130 mil ficam a disposição para o combate a qualquer tipo de incêndio.
O projeto de captação de água foi implantado há dois anos. São 13 reservatórios que acumulam 185 mil litros. Segundo a empresa, a economia mensal é de 65%. “O resultado alcançou todas as expectativas da empresa. Hoje acho que todos devem ter a conscientização de preservação dos recursos naturais”, ressalta o supervisor da fábrica Adilson Machado Vaz.


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares