Google+








.

Agricultura: Bahia terá irrigação moderna, produtiva e com inclusão

“Hoje, com a visão do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, nós vamos passar por um processo de atualização na forma de fazer irrigação e gestão de irrigação”, disse o secretário da Agricultura da Bahia, Paulo Câmera, depois de reunir-se, em Brasília, com o gestor da Codevasf, em Brasília, para discutir ações e parcerias com a companhia no estado da Bahia. Câmera afirmou ainda que “nós vamos transformar a visão de agricultura irrigada na Bahia, independente do tamanho de quem participa, numa agricultura moderna, produtiva e com inclusão social”. O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário (SDA/Seagri), Antônio Almeida Junior também participou da reunião de trabalho.
Entres os novos projetos de irrigação da Codevasf no estado estão em andamento estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental voltados para a implantação de agricultura irrigada em 30,3 mil hectares do perímetro Iuiú, e para a consolidação de anteprojeto de engenharia das etapas II e III. O perímetro está localizado nos municípios de Malhada, Iuiú e Sebastião Laranjeiras, na região do Vale do Iuiú. Os investimentos são de R$ 5,5 milhões. Outro contrato, de R$ 7 milhões, tem permitido adequação e atualização do projeto básico da etapa I do perímetro e de estudos ambientais. 
Estudos concluídos indicam que a área tem bom potencial produtivo, com solo de qualidade, clima favorável a culturas variadas (frutas, grãos, hortaliças), água (captação a partir do rio São Francisco na altura do município de Malhada, distrito de Canabrava) e topografia plana. Também há a proximidade com polos irrigados, como o Jaíba; malha rodoviária. Trata-se ainda de uma região com agricultores instalados, treinados e com característica de empreendedorismo.
O projeto de irrigação no Vale do Iuiú foi incluído no programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação, e estudos e elaboração do anteprojeto contam com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).


Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares