Google+








.

Kits de irrigação reforçam produção agrícola familiar no sertão de Sergipe

A agricultura familiar em Sergipe vem ganhando novo incentivo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Até o final do ano passado, 116 famílias em situação de extrema pobreza foram contempladas com kits familiares de irrigação que têm capacidade para irrigar áreas de até 500 m² e possibilitam o plantio de frutas e hortaliças com baixo consumo de água, já que o sistema utilizado é o de irrigação por gotejamento. 
Os 116 kits beneficiaram agricultores de 11 municípios sergipanos. A meta da Codevasf é chegar à marca de 150 famílias contempladas ainda no primeiro semestre de 2015. O investimento foi de R$ 78,4 mil no âmbito do programa Água Para Todos e dentro da estratégia do programa Desenvolvimento Regional Territorial Sustentável e Economia Solidária, que integra o Plano Brasil Sem Miséria. A iniciativa é executada pela Codevasf em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). 
Morador do assentamento Paulo Freire II, o agricultor Gustavo Miranda foi um dos produtores beneficiados no município de Nossa Senhora da Glória. Ele conta que utilizou o sistema de irrigação para o plantio de milho e quiabo. O equipamento serviu para complementar a renda que já obtinha com a pequena criação de galinhas e a colheita de laranja e tangerina em sua propriedade rural. 
“Esses kits são excelentes e muito importantes, porque a gente consegue produzir com pouquíssima água, muito menos do que a gente gasta usando os métodos convencionais. Quando chegar o inverno e tivermos mais água, vamos alcançar todo o nosso potencial de produção. E a nossa ideia é buscar mais parcerias para servimos de exemplo para outras comunidades da região”, afirma Gustavo. 
O líder comunitário Edmilson Santos, da Associação do Território Remanescente de Quilombo Pontal dos Crioulos, em Amparo do São Francisco, ressalta os benefícios. “Já temos famílias plantando mandioca, tomate, coentro. A maior parte é para consumo próprio, mas elas já conseguiram comercializar um pequeno excedente. Há vários anos pedimos por esse tipo de ação, porque nós temos boas áreas, mas só tínhamos condições de plantar no inverno. Se houver incentivo, as pessoas trabalham. Por isso, nosso sonho é conseguir que mais famílias sejam beneficiadas”, declara Edmilson. 

Alternativa econômica

Para o superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair, o kit de irrigação representa uma oportunidade para pequenos produtores. “Esses kits vão contribuir para aumentar a produção de alimentos e ajudar famílias em situação de pobreza. Essa é mais uma contribuição da Codevasf para oferecer alternativas econômicas para o Baixo São Francisco”, diz o superintendente regional. 
Os kits de irrigação doados pela Codevasf atendem ao agricultor diretamente em sua residência e possibilitam a produção de frutas e hortaliças com o uso de pouca água e utilizando tecnologia de baixo custo, dando retorno rápido ao produtor e garantindo segurança alimentar para as famílias contempladas. 
Os resultados já obtidos com a distribuição dos sistemas de irrigação estão sendo monitorados pela equipe de apoio técnico contratada em 2015 pela Codevasf para auxiliar na implantação de ações do Plano Brasil Sem Miséria. A equipe também monitora ações na área de apicultura, e irá auxiliar a Codevasf a implantar novas ações de inclusão produtiva em Sergipe, identificando aptidões de diferentes comunidades rurais gravemente afetadas pela estiagem prolongada.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares