Google+








.

Unesp estuda irrigar pastagens com esgoto tratado para economizar água

Projeto economizou 30 mil litros de água potável por hectare em Jaboticabal. Técnica melhora a qualidade do solo e reduz gastos com uso de fertilizantes.

Em época de racionamento e de reservatórios vazios, uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal (SP) conseguiu reduzir o uso de água potável na agropecuária, utilizando esgoto tratado para irrigar áreas de pastagem. Segundo o pesquisador Gilmar Oliveira Santos, a técnica ainda melhora a qualidade do solo, reduz a zero os custos de adubação e permite economia de aproximadamente 30 mil litros de água por hectare em um ano.
Santos conta que o projeto começou a ser desenvolvido em 2013 e, nesse período, o esgoto tratado em uma estação em Jaboticabal - que antes era despejado no córrego - passou a ser utilizado para irrigar áreas de brachiaria brizantha, espécie de vegetação usada na alimentação de animais. Com a técnica, foi possível dispensar o método convencional, em que a água de um poço ou rio é canalizada para a irrigação.“Nesse período de escassez hídrica, quando não existe água nem nos mananciais, você deixa de usar o que poderia ser destinado ao consumo humano e utiliza algo que está sendo jogado fora”, explica Santos, destacando que técnicas semelhantes já são aplicadas no México e na China.

Economia e produção

O engenheiro ambiental detalha que a aplicação de esgoto durante um ano permite economizar água potável suficiente para atender às necessidades de uma pessoa por dez meses. Além disso, evita o gasto com adubação, uma vez que os nutrientes necessários ao crescimento da vegetação, como nitrogênio, cálcio, magnésio e enxofre estão presentes no esgoto.
“Não adianta ter uma ideia ambiental e sustentável, se não for lucrativo. A minha proposta faz com que os produtores deixem de comprar o adubo”, diz o pesquisador, destacando que a economia com o uso de fertilizante mineral foi de 1,2 mil quilos por hectare em um ano.
o mesmo tempo, a pesquisa comprovou que o uso do esgoto tratado aumenta a produção de forragem em 80%: enquanto com o adubo normal foram produzidas 30 toneladas de matéria seca por ano, com o esgoto foram colhidas 56 toneladas.
Santos destaca, porém, que o uso de esgoto tratado em culturas de consumo direto, como verduras e legumes, é proibido por lei no Brasil. Por outro lado, explica que o uso da água em áreas de pastagem é muito maior: segundo dados do Instito Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o país tem cerca de 172 milhões de hectares destinados à pastagem, cerca de três vezes mais que o espaço destinado às lavouras, que foi de 56 milhões de hectares, em 2014. A técnica está apresentando bom resultado em vários aspectos, além de ser um método mais sustentável”, afirma.


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares