Google+








.

Agricultores do Alto Tietê podem fazer empréstimo a 0% para irrigação

Dinheiro poderá ser usado para montar ou modernizar sistema. Inscrições vão ser entre 7 e 17 de abril.

Agricultores do Alto Tietê podem contratar uma linha de crédito com juros zero para investir em irrigação. A iniciativa foi feita por meio do Fundo de Expansão de Agronegócio Paulista (FEAP) e da Desenvolve São Paulo. O dinheiro deve ser aplicado na modernização dos sistemas de irrigação das propriedades rurais localizadas nas bacias de contribuição dos reservatórios de abastecimento público do Alto Tietê. O financiamento é exclusivo para os produtores rurais de Biritiba Mirim,Suzano, Mogi das Cruzes e Salesópolis. A ideia é tentar incentivar a economia de água usando novas tecnologias.
A economia de água estimada é de 50% em cada projeto de modernização. Além da construção de reservatórios, a troca de aspersores - que são as válvulas que liberam água para a irrigação - por outros de menor vazão e a instalação de sistemas de gotejamento são alguns dos projetos que podem ser financiados. O financiamento pode ser pago em até seis anos, com um ano de carência. O valor máximo a ser tomado emprestado é de R$ 240 mil por beneficiário do programa.
O agricultor Paulo Shintate afirma que se conseguir o financiamento quer acabar com os vazamentos que ocorrem no seu sítio. “Trocando a linha mestre já ajudaria no vazamento. Evitando vazamentos, a gente molha menos tempo a área e economiza energia também”. Porém, o agricultor também teme, pois se a seca voltar com força neste ano o governo não descarta a possibilidade de impedir que os produtores usem água, mesmo tendo outorga. Neste caso, o financiamento viraria um prejuízo.
A criatividade, além da modernização, também conta muito na área rural. Evandro Toshiyuki Omura, agricultor, sofria muito com falta de água para irrigação no seu sítio, na época da primavera. Foi então, que há seis anos construiu, em seu próprio terreno, um tanque com capacidade para mais de 1 milhão de metros cúbicos de água. Quando não recebe água do poço artesiano do sítio, recebe da chuva. “Eu tinha problema de falta de água. Ficava praticamente seis meses com problema de água. Depois que instalamos este tanque não tenho mais problemas. Talvez ainda diminua a área produtiva na época de seca, mas depois volta ao normal. O pouco que eu ganho eu vou investindo nas tecnologias”, conta o agricultor. Um investimento em tanque pode custar em torno de R$ 20 mil, algo muito caro para muitos, mas que agora pode ficar mais viável para os agricultores.
As garantias pedidas ao agricultor para o empréstimo podem ser hipoteca, fiança e outra formas negociadas diretamente com o agente financeiro. Os interessados podem se inscrever entre os dias 7 e 17 de abril, no escritório da CAT de Mogi das Cruzes, que fica na Avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, 35, no Centro Cívico. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4798-1001.


Fonte: G1.com - Mogi das Cruzes e Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares