Google+








.

Dia internacional da água: dicas para economizar na irrigação

Brasil pode produzir mais com baixo consumo, mostra edição de março da Globo Rural

Apesar de irrigar atualmente menos de 10% da área cultivada, a agricultura brasileira tem condições de fazer uso mais consciente da água, recurso natural cada vez mais precioso no planeta. Atualmente, são 5,7 milhões de hectares com algum tipo de irrigação no campo. Em países como Estados Unidos, o terreno irrigado é duas vezes maior.
Globo Rural preparou uma lista com dicas de economia para os produtores. O conteúdo faz parte da edição de março da revista, que traz exemplos de como produzir mais por hectare com baixo consumo, até mesmo em regiões que não tem problema com a disponibilidade de água.

Evapotranspiração

Antes de acionar a irrigação é importante calcular a evapotranspiração de cada cultura, diariamente. Com isso é possível saber o volume exato de água que deve ser recolocado no campo. Para conhecer o valor é preciso medir as chuvas e a temperatura na área de cultivo todos os dias. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibiliza um aplicativo que pode ajudar: clima.feis.unesp.br/smai

Hora de irrigar

Não use os irrigadores entre às 17h e 20h30. Esse é considerado o horário de pico de energia, quando a tarifa se eleva significativamente. Entre às 21h e 6h, o valor é ao menos 30% mais barato. Além disso, como a temperatura é menor durante à noite e a incidência de ventos também, normalmente há uma eficiência maior da aplicação noturna da água.

Conservação

Faça um mapeamento da área para saber se existem nascentes. Se houver, veja em que condições estão, recupere conserve-as, plantando espécies nativas em volta. Programas do governo até remuneram produtores que com valores mensais.

Solo

Procure fazer curvas de nível e manter maior quantidade de matéria orgânica no solo. Isso ajuda na retenção e na conservação de água no solo, além de amenizar a temperatura na terra.

Desperdício

Estabeleça uma rotina para verificar se não há vazamentos nas tubulações instaladas nos equipamentos de captação e distribuição de água no campo. Cada milímetro desperdiçado vale muito.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares