Google+








.

Economia de água na agricultura é tema de evento no DF

Rede Agrohidro da Embrapa busca despertar a atenção para a questão. Confira algumas dicas do pesquisador Lineu Neiva.

Nesta sexta-feira (27), a Rede Agrohidro, da Embrapa, vai realizar o I Dia da Água na Agricultura no Distrito Federal, com atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água no núcleo rural do Buriti Vermelho, a partir das 8h30.
Além de nivelar as informações entre as instituições que atuam na região e o comitê da bacia do Rio Preto, o evento pretende aumentar a sinergia entre as instituições, despertar a atenção para a questão da água na agricultura e definir uma agenda visando ao uso racional da água na região.
O pesquisador da Embrapa Cerrados e coordenador da Rede Agrohidro,Lineu Rodrigues, ministrará palestra sobre agricultura e recursos hídricos na Bacia do Buriti Vermelho. 
Também haverá apresentações de representantes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Emater-DF, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), da Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa), e do Comitê de Bacia dos Afluentes do Rio Preto no DF.
As palestras terão duração de 20 minutos, com mais 10 minutos para perguntas. À tarde, será promovido um debate sobre ações efetivas que podem ser realizadas pela Rede em parceria com as diversas instituições.

Programação

O evento integra as ações que estão sendo promovidas pela Rede Agrohidro em diversas regiões do País durante esta semana. Confira a programação completa
A Rede Agrohidro foi formada por um grupo de pesquisadores da Embrapa em virtude dos desafios associados às crises de suprimento de alimentos e de água no mundo, e tem parcerias estratégicas com diversas universidades e instituições governamentais. Atualmente, a rede conta com atividades em todos os biomas brasileiros e desenvolve diversos projetos de pesquisa.
O evento acontece na Escola Classe Buriti Vermelho – DF-270 - Núcleo Rural Buriti Vermelho no Paranoá (DF).

Economia na agricultura

A agricultura é responsável pela maior parte do consumo de água. Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Neiva Rodrigues, hoje estima-se que o setor utilize cerca de 70% das águas retiradas dos mananciais .
"Este número tem sido bastante questionado quanto a forma com que é calculado. Em relação à eficiência de irrigação, que dá uma estimativa da perda de água no sistema, os equipamentos mais modernos irrigam com uma eficiência em torno de 80 a 90%", relata. 
Confira abaixo algumas sugestões do pesquisador para evitar o desperdiço na agricultura: 
Verificar se há vazamento em tubos condutores de água. Caso constatado é aconselhável providenciar o conserto imediato;
Realizar a irrigação da planta no período noturno, momento em que a força dos ventos é menor;
Adotar técnicas de manejo de irrigação, como, por exemplo, o tensiômetro ou métodos do balanço de água no solo;
Determinar a quantidade de água perdida por meio do processo de 'evapotranspiração' da cultura - processo simultâneo de transferência da água para atmosfera por evaporação da água do solo e transpiração das plantas;
Realizar a medição da água da chuva através de equipamentos como pluviômetros;
Em fruticultura (mamão, uva) e hortaliças, a ‘irrigação localizada (gotejamento’ e ‘microaspersão')’ é mais utilizada. Trata-se de um método que normalmente apresenta maior eficiência, embora isso não possa ser generalizado;
Já em grandes plantações utilizam-se outros métodos de irrigação, como a aspersão convencional e o pivô central.
Visite o site Água na Agricultura e conheça as tecnologias para o uso eficiente e sustentável da água na atividade agrícola.


Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares