Google+








.

Perímetro Tabuleiros Litorâneos é grande produtor de culturas orgânicas

Localizado nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, na região litorânea do Piauí, o perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos é cortado pela BR-343 que dá acesso à cidade de Parnaíba (16km) e Teresina (330km). O perímetro é um empreendimento do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, com a transferência de gestão para as organizações dos produtores.
Esse polo produtivo possuí uma localização privilegiada, fica localizado na foz do Rio Parnaíba e a 12 km do Município de Parnaíba, cidade que possui uma população de 150 mil habitantes.
A agricultura orgânica certificada é a marca dos seus cultivos. Ao todo, o projeto tem aproximadamente 2,5 mil hectares, e desta área, 800 ha estão em plena produção, onde 80% do cultivo são produzidos de forma orgânica. O destaque na produção é para a acerola que ocupa a maior área plantada que totalizaram no ano de 2014, cerca de 6.500 toneladas. Outras culturas também são produzidas, como a melancia, coco, mamão, caju, manga e goiaba.
A qualidade dos produtos é conhecida em todo o Brasil. Grandes empresas do ramo adquirem as frutas e comercializam nas centrais de abastecimento das capitais e nos supermercados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. A acerola orgânica certificada é exportada indiretamente por uma multinacional que realiza toda a compra com os produtores do Distrito de Irrigação,via as duas Cooperativas, BIOFRUTA e ORGÂNICOS e a empresa ACEPAR instalada no perímetro.
A produção com orgânicos no perímetro rendeu em 2014 cerca de R$ 13 milhões, com geração de 2.700 postos de trabalho fixos e temporários,que influência diretamente uma cadeia produtiva de mais de 23 setores. “É importante destacar que a fonte de suprimento hídrico de Tabuleiros Litorâneos é o rio Paranaíba, cuja captação está localizada próximo à foz, sem conflito entre o abastecimento humano e a geração de energia. A água que teria como destino o mar, agora gera desenvolvimento”.
É grande a procura por áreas no Perímetro de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí, por produtores de varias regiões do Brasil. Com a ampliação da 2ª Etapa serão mais 6.000 ha. O Município de Parnaíba/PI possui uma estrutura atrativa a investidores, que passa pelo setor médico, faculdades, aeroporto internacional e o porto a ser concluído e fica a uma distância média de 450 km de Fortaleza, São Luis e Teresina, todas com estrada de fácil acesso.


Fonte: DNOCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares