Google+








.

Projeto da Codevasf capacita futuros tratoristas do perímetro irrigado Itiúba em Alagoas

Jovens agricultores da região do perímetro irrigado Itiúba, gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município ribeirinho de Porto Real do Colégio (AL), estão participando de mais um curso de Tratorista oferecido pelo Projeto Amanhã, uma iniciativa da Codevasf que tem como objetivo inserir jovens da área rural no mundo de trabalho. Outras capacitações estão programadas para 2015, como o curso de Introdução à Informática e o de Piscicultura Básica.
Segundo o coordenador da Unidade do Projeto Amanha de Itiúba, Carlos Alberto Santos, o conteúdo do curso é bastante abrangente, pois permite que o jovem aprenda conhecimento além da simples condução do trator.
“Neste curso, o jovem não aprende apenas a dirigir o trator. Ele aprende também a utilizar os implementos agrícolas, que são bastante usados aqui na região para fazer preparo de solo nos lotes do perímetro e em outras propriedades rurais. Além disso, o aprendizado para operar o trator vai permitir que ele já tenha uma noção da operação de outras máquinas agrícolas. Assim, ele somente precisará se aprimorar nas outras máquinas, já que tem o conhecimento básico”, informou.
Entre os implementos agrícolas utilizados nas atividades do curso e que, após a formação, poderão ser operados junto ao trator pelos futuros tratoristas estão as roçadeiras - implemento usado para aparar a grama ou pequenas ervas que dão em plantações, e para limpeza de hortas e outras pequenas culturas -, e a grade aradora, empregada no preparo do solo.
O coordenador do Projeto Amanhã em Itiúba utilizou uma metodologia no curso de tratorista que permite aos jovens comparar as tecnologias da máquina agrícola.
“Estamos fazendo a comparação entre a operação de um trator mais antigo com outro mais moderno, pois há mudanças nos comandos. A operação de um trator mais antigo traz mais dificuldade. Já com o trator mais moderno, o trabalho é muito mais fácil por conta da tecnologia empregada. Este é nosso objetivo: mostrar as dificuldades e facilidades de operar uma máquina mais antigo e outra mais moderna”, explicou.
Santos se mostrou bastante satisfeito com os resultados do trabalho do Projeto Amanhã, que no próximo mês de maio completará 22 anos, e comemorou a inserção dos jovens rurais no mundo do trabalho. “Temos conhecimento de muitos exemplos de jovens formados pelo Projeto Amanhã que hoje estão trabalhando em diversos locais, inclusive fora de Alagoas. Neste curso de tratorista, que possui quatorze jovens participando, já temos dois ou três que estão com emprego garantido. É isso que nos gratifica, fazer esse trabalho e ver o resultado. Visamos o progresso desses jovens na vida, que tenham oportunidade de serem independentes”, afirmou. Ele disse que o projeto pretende ofertar ainda este ano o curso de Introdução à Informática e o de Piscicultura Básica.
Um dos jovens que participam do curso de Tratorista é Renilson Ferreira. Filho de agricultores irrigantes do perímetro irrigado Itiúba, ele mora no povoado Castro, na zona rural de Porto Real do Colégio. Para ele, o curso é uma oportunidade de se qualificar para auxiliar os pais e também uma oportunidade para entrar no mundo do trabalho.
“Este curso tem sido um grande aprendizado para operar o veículo de trabalho. Pretendo ser tratorista onde for necessitado, em lotes, terrenos, onde precisar de roçadeira ou arar a terra. Qualquer local que precisar, estarei à disposição. Moro num povoado e não há muitas oportunidades, e a Codevasf vem aqui nos ajudar a buscarmos algo melhor na vida”, observou.
Vitor Pinheiro, aluno do curso e também filho de irrigantes do perímetro, destacou os principais conhecimentos que empregará na atividade de tratorista. “Estamos aprendendo várias coisas no curso, como o manuseio do trator e a utilização de implementos como a roçadeira. É importante esse aprendizado, pois teremos um conhecimento para a vida toda.”, afirmou.
Ele pretende ofertar seu trabalho na região e também afirma estar disposto a buscar trabalho como tratorista em outras regiões. “Temos vários colegas que fizeram esse curso e estão apresentando seu trabalho nas áreas produtivas da região. Mas quando terminar o curso, quero buscar trabalho em lugares como o lote do meu pai e de outros vizinhos aqui no Itiúba. Se não conseguir trabalho aqui, vou sair daqui para procurar oportunidade”, declarou.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares