Google+








.

Governo recebe representantes do Ministério da Integração para tratar do Plano Diretor de Irrigação para o Maranhão

Cumprindo a determinação do governador Flávio Dino de incrementar a produção agropecuária do estado e buscar parcerias em âmbito federal para execução e retomada de grandes projetos do setor, a Secretaria de Agricultura e Pecuária promoveu, nesta quarta-feira, 29, uma reunião com representantes do Ministério da Integração Nacional (MI) e Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR), para que o Governo do Maranhão e o MI elaborarem em conjunto o Plano Diretor de Irrigação para o Maranhão.
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão e o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser participaram desse primeiro encontro, que contou com a presença das Secretarias de Agricultura Familiar e Cidades, além da Embrapa.
Os planos de irrigação dos estados são viabilizados por meio de recursos do Banco Mundial. No Nordeste, o MI pretende realizar esse trabalho no Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí e Maranhão, onde os três últimos tem maior capacidade de expansão e podem se tornar referências para o restante do país e o Maranhão, desempenhar função estratégica na expansão da agricultura irrigada no Brasil.
“Com o Plano Diretor de Irrigação para o Maranhão, será possível direcionar as políticas públicas de irrigação, contribuir para a capacitação de técnicos e transferência de tecnologias, para que possamos aumentar a produção e a produtividade do estado, gerando desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da população”, observou o secretário Márcio Honaiser.
A equipe do ministério apresentou as experiências de sucesso realizadas nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul e mostrou o grande potencial das terras maranhenses, que vinha sendo pouco explorado nos últimos anos, resultando em apenas 44.591 hectares irrigados, apenas 0,7% da área irrigada atualmente no país, segundo a Agência Nacional de Águas. Já a Sagrima expôs a atual situação das políticas públicas relacionadas ao setor e as expectativas do Governo do Estado em relação ao plano diretor.
“Estamos fazendo esta discussão para planejar uma grande articulação com todo o sistema da agricultura do governo para tornar real esse plano e possibilitar uma maior captação de recursos para implantar programa de irrigação, atendendo ao desejo do governador de ver o nosso povo produzindo, com emprego e renda”, afirmou o vice-governador, Carlos Brandão.


Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e a Abastecimento - Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares