Google+








.

Codevasf promove curso de agroecologia em Santana do São Francisco (SE)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está promovendo um curso de capacitação em agroecologia. Voltado para estudantes e produtores rurais de Santana do São Francisco (SE), o curso conta com 19 participantes é realizado em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a prefeitura de Santana do São Francisco. O treinamento faz parte das atividades do Projeto Amanhã, iniciativa social da Codevasf.
Iniciada no dia 1º de julho, a capacitação terá 40 horas de duração e estará dividida em aulas teóricas e práticas, que serão realizadas no município de Santana do São Francisco, e na área do Projeto Amanhã, no povoado Betume, em Neópolis (SE). Durante o curso os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas sobre vermicompostagem (minhocultura), que consiste na criação e utilização de minhocas para a transformação de resíduos orgânicos em húmus.
A primeira etapa do curso de introdução à agroecologia é ministrado pelo engenheiro agrônomo Júlio Alves Neto, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf em Sergipe. As aulas práticas sobre vermicompostagem serão ministradas pelo pesquisador Joézio dos Anjos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros. O encerramento do treinamento está previsto para o próximo dia 14 de julho.
Nessa semana, o Projeto Amanhã finalizou mais um curso de capacitação. Ao todo, 17 alunos da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural de Japoatã, concluíram o curso de compostagem promovido pela Codevasf em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros. A oficina teve oito horas de duração e foi dividida em duas etapas, com discussão sobre problemas ambientais e orientações para a construção de um minhocário.
Segundo informa a coordenadora do Projeto Amanhã em Sergipe, Valdirene Nascimento Cruz, o Projeto Amanhã já realizou esse ano uma série de oficinas ambientais em municípios do Baixo São Francisco sergipano. Neste ano, a Codevasf prevê a realização também de capacitações nas áreas de irrigação, corte e costura e segurança do trabalho.

22 anos de atividades

O Projeto Amanhã é um programa social da Codevasf com grande alcance, principalmente nas comunidades rurais de sua área de atuação, e que tem por finalidade fomentar a organização e a capacitação dos jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, oportunizando-lhes qualificação e preparação para a obtenção do primeiro emprego, para atuarem com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais e, para a sua fixação no campo. O Projeto completa nesse ano 22 anos de existência com a marca de mais de 27 mil jovens capacitados, afirma a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares