Google+








.

Técnicos norteamericanos apresentam avanços na tecnologia de irrigação

Técnicos do DNOCS estiveram presentes ontem, 07/07, a uma importante palestra técnica, ocorrida no auditório do Palácio da Abolição, quando dois pesquisadores da Universidade da Califórnia, Richard Snyder e Cayle Little, demonstraram os avanços das tecnologias de irrigação com economia de água, naquele estado norteamericano.
Apesar de dispor de suprimento de água limitado, tão crítico como aqui, a interação entre pesquisa, extensão e a comunidade produtora, segue produzindo intensamente em milhões de hectares. Lá foi criado um sistema de informações para o manejo da irrigação na Califórnia (CIMIS), baseado nos dados e evapotranspiração das culturas (ET), que permite irrigar utilizando somente a água que foi perdida pelas plantas e a evaporada.
Ficou evidente que se trata de uma tecnologia facilmente acessível, mas de utilização complicada, pois mesmo lá, onde a pesquisa e a extensão caminham par e passo, apenas metade dos produtores a adotaram.
Trazendo para nós esta questão, verificamos o quanto faz falta ao DNOCS o fato de ter tido sua equipe de agrônomos de campo quase que completamente desestruturada, pois técnicas como essa poderiam ser largamente adotadas pelos agricultores de nossos perímetros irrigados. Evidencia-se assim a gritante necessidade de recomposição de nosso quadro técnico, através de concurso público.
Estiveram na palestra os engenheiros agrônomos Aloísio Ferro Gomes Filho (coordenador do CTA), Pedro Eymard Mesquita (coordenador do CPA) e Crisanto Lopes Oliveira (chefe do CPA/MC).


Fonte: DNOCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares