Google+








.

Água será tema de atividades de educação ambiental em perímetros da Codevasf em Alagoas

Dando continuidade às comemorações pelo Dia Mundial da Água e com o objetivo de promover uma reflexão sobre esse importante recurso natural nas comunidades que habitam o entorno dos perímetros irrigados Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio, em Alagoas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove diversas atividades nos próximos dias 27 e 28 de março. A iniciativa integra as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA), voltado para os perímetros públicos de irrigação mantidos pela Codevasf no estado de Alagoas.
As atividades comemorativas e educativas começam na quinta-feira (27) no povoado Carnaíbas, na zona rural de Porto Real do Colégio, no entorno do perímetro irrigado Itiúba. Às 14 horas, está programada uma “Troca de Saberes” sobre o tema “Água e Seus Múltiplos Usos” com os moradores do povoado, professores e alunos da Escola Municipal Doutor Júlio Florêncio. A atividade será facilitada pelo diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Fernando Veras.
A programação continua na sexta-feira (28) na Escola Municipal Professora Aurita Rocha, no povoado Ipiranga, zona rural do município de Igreja Nova. As atividades terão início às 14 horas com a apresentação da fanfarra da Escola Municipal Professora Aurita Rocha. Em seguida, os estudantes do 6º e 7º anos da mesma unidade escolar apresentarão paródias de músicas produzidas por eles e que utilizam como temática a proteção ao meio ambiente, em especial aos recursos hídricos.
O destaque da programação da sexta-feira será a realização da Gincana Ambiental do IMA/AL, que terá como facilitadores técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas e professores da Escola Municipal Professora Aurita Rocha.
Segundo Solange Marcelino, que integra a equipe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, as atividades têm duplo caráter: um educativo e outro comemorativo por conta do Dia Mundial da Água.
“Pretendemos despertar nos agricultores irrigantes e em sua família a consciência quanto à importância da preservação e do cuidado com a água e também quanto aos impactos ambientais causados pela ação do homem nas áreas em que estão situados os perímetros irrigados. Todas as atividades que são desenvolvidas nos perímetros dependem de forma muito forte da água. Daí a importância do diálogo com os agricultores irrigantes e seus familiares em meio às comemorações pela Dia Mundial da Água”, disse.

Responsabilidade de todos

De acordo com Solange, espera-se que a programação seja não somente comemorativa, mas também reflexiva, e “promova uma mudança de postura quanto ao uso racional da água, tanto em relação aos rios que cortam os dois perímetros irrigados - o rio Boacica e o rio Itiúba -, quanto ao rio São Francisco; e, em especial, no que diz respeito ao uso de agrotóxicos, pois é a água que garante a sobrevivência dessas famílias”, ressaltou.
Ela anunciou ainda que, após essa fase inicial, as ações do Programa de Educação Ambiental nos perímetros irrigados da Codevasf devem ter prosseguimento com atividades como coleta de lixo nas comunidades e um dia de campo voltado para recomposição e proteção da mata ciliar.
Para o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, engenheiro agrônomo Pedro Melo, as comemorações pelo Dia Mundial da Água são uma oportunidade para sensibilização quanto à necessidade e responsabilidade de cada um no processo de proteção dos recursos hídricos.
“Água é um bem fundamental para toda a humanidade. Estamos centrados na ideia de mostrar a necessidade do uso racional da água, de seu bom uso. Esse é um recurso natural que cada vez mais está escasso. Assim, nossa proposta é trabalhar com os agricultores dos perímetros irrigados, que utilizam a água para sua sobrevivência, para que haja o uso consciente, sem poluição, e que no futuro a água potável não possa faltar”, explicou.
Essas atividades serão realizadas a partir de uma parceria entre a Codevasf, IMA/AL, Prefeitura Municipal de Igreja Nova, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Porto Real do Colégio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Doutor Júlio Florêncio de Porto Real do Colégio e Escola Municipal Professora Aurita Rocha no município de Igreja Nova.
O PEA tem como objetivo orientar a população residente nos perímetros e no entorno sobre os impactos positivos e negativos de exploração da área irrigada, a importância da exploração correta dos recursos naturais e do manejo adequado da água. E ainda, orientar sobre a importância da conservação dos ecossistemas da região.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares