Google+








.

Codevasf avança na implantação de novo projeto de irrigação no semiárido baiano

O projeto Iuiu, que tornará possível a agricultura irrigada numa área que poderá alcançar 30 mil hectares e trazer mais qualidade de vida para cerca de 40 mil pessoas no Médio São Francisco baiano, dará um importante passo nesta terça (10).
Na presença do governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, assinará ordem de serviço no valor de R$ 5,5 milhões, para atualização do estudo de viabilidade, elaborado em 1997, e para a consolidação do anteprojeto de engenharia para o projeto, localizado nos municípios de Malhada, Iuiu e Sebastião Laranjeiras, região de Guanambi, semiárido da Bahia.
O evento ocorrerá às 9h, na Câmara de Vereadores de Guanambi (rua Anísio Teixeira, 90, Paraíso).
Em parceria com entes privados, o perímetro irrigado poderá alcançar até 30 mil hectares irrigados, com captação localizada na margem direita do rio São Francisco, e tem potencial para beneficiar cerca de 40 mil pessoas da região.
“A Codevasf irá revisar o projeto e apresentar ao governo uma proposta de implantação inicial de cerca de 5 mil hectares, beneficiando inicialmente pequenos e médios agricultores, bem como estruturando agricultores já assentados na área”, explica o presidente da Codevasf, Elmo Vaz. 
“A ideia não é desapropriar terras e construir canais de irrigação para depois buscar interessados, mas o contrário: se os interessados se apresentarem, e seus projetos demonstrarem viabilidade técnica, econômica e social, o governo entra na parceria aportando recursos e construindo a infraestrutura necessária”, frisa Vaz.
A nova lei de irrigação, sancionada em janeiro de 2013, prevê a possibilidade de o Poder Público construir infraestrutura de irrigação desde que haja interesse privado de gerir e operar o sistema, lembra o presidente da Codevasf.
A área do projeto está situada nas proximidades da confluência do rio Verde Grande, divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, e abrange as terras dos municípios de Malhada, Iuiu e Sebastião Laranjeiras.
“A irrigação do Vale do Iuiu é a esperança de toda a nossa região. O projeto irá resolver de forma definitiva os problemas de desenvolvimento regional. Uma irrigação dessas, com toda essa extensão, trará uma enorme geração de emprego e renda, além da produção. Imagine o quanto hoje o mundo precisa de alimentos, e o projeto tem um potencial enorme de produção de grãos e frutas. Tenho certeza que será um dos maiores projetos de irrigação do Nordeste e do Brasil”, afirma o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes.

Acesso a água

A zona rural de Guanambi acaba de ser beneficiada com sistemas simplificados de abastecimento de água que representaram um investimento de cerca de R$ 480 mil, recursos do Plano Brasil sem Miséria. Os sistemas beneficiam mais de 100 famílias das comunidades rurais de Poções, Veredas, Iço/Umburaninha, Bem Bom, Minador e Lagoa Preta. 
A Codevasf possui um escritório no município de Guanambi, ligado à 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, responsável por articular e monitorar as ações na região, como a operação dos perímetros irrigados de Ceraíma, em Guanambi, e de Estreito, em Urandi e Sebastião Laranjeiras. 
Os municípios diretamente assistidos pelo escritório da Codevasf em Guanambi são Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Macaúbas, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Piatã, Pindaí, Rio de Contas, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares