Google+








.

Micro sistema de irrigação operando em energia solar uma opção para fazendeiros futuros

A energia solar é um tópico muito específico, no mundo inteiro, em todos os setores, da irrigação agrícola existe possibilidades ilimitadas de radiação solar livre em todos os direitos de propriedade e as restrições legislativas.

O uso da energia solar no campo da micro-irrigação está ha muito tempo em discussão, porque os desenvolvedores do projeto não estão cientes da técnica e adaptação utilizando bombas para pressurização de um micro sistema de irrigação. Este artigo lança luz sobre os princípios básicos da energia solar e sobre os aspectos essenciais de um sistema de micro-irrigação alimentado por energia solar.
Basicamente, irrigação por gotejamento é um sistema de irrigação pressurizada a necessidade de instalação de bombas centrífugas, impulsionado por motores elétricos ou de combustão, fornecem diariamente por 16 ou 20 horas, constante pressão para satisfazer as necessidades de água da cultura. Isto significa que todos os dias a irrigação de culturas resulta em custos de eletricidade ou gasolina que se tornam proibitivo e põem em perigo a sustentabilidade e a viabilidade do projeto de irrigação. É por isso que, em muitas partes do mundo, a agricultura está em declínio e que as áreas cultivadas são desertificadas.
A segunda questão candente é a escassez de energia. A produção de energia em relação à demanda é insuficiente a cada ano ao nível do governo e ninguém é capaz de dizer se, no futuro, esta relação será invertida apesar da grande alocação de recursos. O relatório das Nações Unidas afirma que em muitos países há um déficit de energia de 21-85%, com um aumento de 7 a 15% a cada ano. Daí o grande interesse em fontes de energia renováveis e sustentáveis, como a energia solar. Mas mesmo que a radiação solar está disponível gratuitamente, existem limitações na sua utilização que não é segura e rentável para todos.sistema solar fotovoltaico.
O efeito fotovoltaico se refere à ação de fótons de luz excita os elétrons para um estado de energia mais elevada, permitindo-lhes assim agir como um portador de carga para uma corrente elétrica. Por exemplo, as células solares convertem a energia da luz solar em fluxos de elétrons. O efeito fotovoltaico foi observada pela primeira vez por Alexandre-Edmond Becquerel (físico francês) em 1839. O termo fotovoltaico descreve o modo de funcionamento de um fotodiodo em que a corrente criada no dispositivo é inteiramente devido à transformação da Energia luminosa. Praticamente todos os sistemas fotovoltaicos são algum tipo de fotodiodo.
As células solares produzem eletricidade diretamente da luz solar utilizável como fonte de energia para as plantas ou para carregar as baterias. Se a primeira aplicação fotovoltaica foi o fornecimento de energia de satélites e naves espaciais, atualmente a maioria dos módulos fotovoltaicos são usados para geração de eletricidade ou para a iluminação privada. Os países no equador recebe o poder de 350 W / m² energia solar máxima. O potencial de energia solar diminui indo em direção aos pólos, norte e sul, com 3 a 5% por grau de latitude. No entanto, a energia solar é dependente da temperatura, umidade relativa do ar, nuvens, latitude e longitude e características do lugar. É por isso que é necessário obter dados sobre o clima da estação meteorológica mais próxima para avaliar o potencial de energia solar e determinar os módulos solares e equipamentos relacionados.
Lembretes sobre micro-irrigação é usado para descrever um método de irrigação, cujas características são as seguintes:
1. A água é fornecida em doses baixas.
2. A água é fornecida por um longo tempo.
3. A água é fornecida em intervalos freqüentes.
4. A água é feita diretamente na fábrica na zona de raiz.
5. A água é fornecida por equipamentos operando em baixa pressão.Sistemas de micro-irrigação, fornecer água para as culturas através de um conjunto de tubos e rampas dispostas ao longo das linhas de culturas e equipados com gotejadores colocados em intervalos regulares.
A sua pressurização é levada a cabo por uma bomba acionada por um motor de combustão interna ou elétrico. Cada gotejador ou distribuidor fornece consistentemente uma quantidade conhecida de água e controlada com precisão, de nutrientes e outras substâncias necessárias para o crescimento da planta diretamente na zona da raiz, promovendo assim o desenvolvimento da cultura e melhores retornos.
Nos sistemas de micro-irrigação solares, energia solar (Módulos solares fotovoltaicos) fornece energia para o motor da bomba, em vez de um motor convencional elétrica ou térmica. Para uma melhor compreensão, a disposição esquemática de um sistema de irrigação por gotejamento solar. A instalação inclui a cabeça de rede, um conjunto de tubos, rampas, um módulo fotovoltaico, um painel de controlo e uma bomba de instalação.
Princípios de design e elementos a ter em conta uma vez que a radiação solar disponível durante o dia para gerar energia, toda a irrigação de culturas vai ocorrer preferencialmente durante este período. Obviamente, todos os cálculos do projeto, para atender a demanda de água onde a cultura deve levar em conta as flutuações da radiação solar entre a manhã e a noite e de uma época para outra. Além disso, o seguinte deve ser estudada e tida em conta na concepção de uma instalação de micro-irrigação. Segue a lista de orientações:
• radiação solar média mensal entre a manhã e a noite e temporada.
• Otimizar ETcult (request Cultura da Água) diária, mensal e outros.
• capacidade de retenção de água do solo.
• Planejamento de culturas.
• A disponibilidade de água e comparação com a demanda de água da cultura.
• Operação e gestão do instalação.
• Otimização e necessidades da estação de bombeamento (energia solar).
• módulo solar fotovoltaica.
• Parâmetros de vendas técnicas.
No caso de uma instalação com bomba solar, um planejamento cuidadoso de culturas é muito importante. Um planejamento da lavoura convencional é desnecessário, inadequado e geralmente pode tornar-se caro. Ele deve corresponder o valor da ETcult e considerar o máximo de radiação solar. Isto significa que a radiação solar deverá ser suficiente quando a procura de água da planta é maximizada. Deve tomar precauções, tais como o aumento da capacidade de retenção do solo pela adição de condicionadores de solo e adubo orgânico para evitar que, em caso de déficit de irrigação, diminuição da umidade do solo fica abaixo do ponto.
Na ingestão de água suficiente deve ser feito para satisfazer as necessidades de água da cultura durante o dia quando a radiação solar está disponível. A escolha de componentes de um sistema de irrigação por gotejamento como as tubulações, o sistema de filtragem e rampas devem estar em linha com a demanda de cultura da água apesar das flutuações da radiação solar durante o dia e mais as estações. Em outras palavras, a concepção de um sistema de micro-irrigação deve ser com base na energia solar disponível para satisfazer as necessidades de água da cultura.
Dependendo da latitude e longitude dos vários países, o valor médio da energia solar, que pode ser disposta é de 200 a 300 W / m. Ela varia de época para época e é afetada por nuvens e neblina. O montante máximo da energia solar é no verão e mínima durante a temporada por causa de nuvens de chuva, resultando em uma baixa freqüência de irrigação durante os períodos de chuva e máxima no verão. Do mesmo modo, durante o dia, a energia solar é mínima na parte da manhã, ao meio-dia e no máximo fica no mínimo, à noite.
A forma particular de rodas dar um fluxo constante (de saída) e uma pressão no intervalo selecionado independentemente radiação solar. A compensação de fluxo de pressão está incorporado na concepção do tipo de bomba adquirida. Conclusão neste ponto muitas ações de pesquisa e desenvolvimento está em andamento para determinar os níveis de rentabilidade com as bombas solares. Apesar de um investimento inicial alto, considerando a recorrente e as tensões geradas por políticas governamentais, os preços internacionais do petróleo e as flutuações cambiais, as bombas solares são globalmente, uma rota futuro para os agricultores a ultrapassar a crise de energia, tornando-se auto-suficiente e independente.


Fonte: Irrigacao.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares